Insuficiência Cardíaca

O que é

A insuficiência cardíaca pode afetar um ou ambos os lados do coração e acontece quando o órgão não consegue mais bombear sangue para as outras partes do corpo. Há dois tipos: a sistólica (quando o coração não consegue bombear ou ejetar o sangue para fora do órgão adequadamente) ou diastólica (quando os músculos do coração ficam rígidos e não se enchem de sangue facilmente).

Pessoas com mais de 65 anos de idade são as mais afetadas pela insuficiência cardíaca, com 80% dos casos. Isso acontece porque na maioria das vezes a doença se relaciona com outros problemas cardíacos, além de hipertensão e doenças metabólicas.

A doença pode ser considerada um problema de saúde crônico de longo prazo, mas às vezes, pode surgir repentinamente. Em alguns casos, pode afetar apenas um lado do coração, entretanto, com o tempo, o órgão acaba sendo afetado de qualquer maneira.

Se o coração não bombear corretamente, o sangue pode retornar para outras áreas do corpo, como pulmões, fígado e trato gastrointestinal, além de pernas e braços (insuficiência cardíaca congestiva)