PACIENTE METASTÁTICO - QUESTIONAMENTOS

PACIENTE METASTÁTICO - QUESTIONAMENTOS

Questionamentos

Ao longo do tratamento, várias dúvidas podem surgir a respeito do que é o câncer de próstata metastático e como ele afeta a trajetória de superação da doença, assim a vida do paciente e de seus familiares. Tire suas dúvidas!

O que é o câncer de próstata metastático?

O câncer é considerado metastático quando ele avança do local onde se originou para outros órgãos. Quando ele acontece, é preciso iniciar outro tratamento no combate ao câncer, que será específico para o tipo de órgão afetado.

Tenho / tive câncer de próstata. Posso ter metástase?

Sim. O câncer de próstata pode evoluir principalmente para o fígado, os ossos, os pulmões e a glândula adrenal.

Meu câncer evoluiu para uma metástase. Tem cura?

Quando o câncer evolui para metástase, um novo ciclo inicia-se na vida desta paciente. É preciso saber que será iniciado um novo tratamento e outro processo na luta contra o câncer é traçado. A cura do câncer metastático é variável, pois depende de fatores como se a descoberta foi precoce, as condições clínicas desse paciente em outros aspectos da saúde, etc.

Neste momento, o importante é pensar em como tratar esse novo câncer e contar com o apoio do médico que você escolheu, assim como sua família e amigos.

Fui diagnosticado com metástase. Preciso fazer alguma cirurgia?

O tratamento para a metástase do câncer vai depender da localidade para onde ele se estendeu. Depois de ter em mãos essa informação é que o médico, em conjunto com o paciente, vai decidir quais são os próximos passos para tratar este novo câncer.

Com a metástase, minha rotina será alterada?

Tudo vai depender do período em que esse diagnóstico chegou ao paciente e são suas condições físicas e clínicas. Alguns homens conseguem lidar com o tratamento paralelamente ao trabalho; outros preferem o afastamento temporário da rotina profissional, por exemplo.

O que são cuidados paliativos?

Os cuidados paliativos são caracterizados pela abordagem multidisciplinar com foco na melhora da qualidade de vida do paciente e da família. Para isso, é preciso diagnosticar precocemente a doença, e a partir disso, oferecer tratamentos que aliviam a dor e todos os outros sintomas de ordem física e psicológica.

Como os cuidados paliativos devem ser usados no tratamento?

A inclusão dos cuidados paliativos no tratamento do paciente metastático com câncer de próstata é feita por meio do tratamento multidisciplinar, que oferece profissionais de diversas áreas para lidar com todos os efeitos colaterais, dores, medos e anseio do paciente oncológico e também do seu familiar.

As ações de tratamentos paliativos incluem medidas terapêuticas para controlar os sintomas da doença, além de apoio em áreas psicossociais, nutricionais, exercícios para o corpo e também intervenções no período de luto (caso necessário).

O que é a sobrevida do paciente metastático?

Esse dado é muito variável, pois depende do diagnóstico da metástase: quando ela foi feita, como o paciente está clinicamente e qual será o tratamento adequado. Partindo dessas informações, o médico poderá estimar como será a sobrevida do paciente e qual a sua qualidade de vida neste período.