Alimente-se bem durante a quimioterapia

Alimente-se bem durante a quimioterapia

Ao realizar quimioterapia, alguns pacientes passam a se alimentar pouco e perdem o apetite. Isso ocorre porque o tratamento quimioterápico pode destruir as glândulas salivares e as papilas gustativas, diminuindo a percepção do gosto. Entretanto, o paciente precisa realizar uma alimentação adequada, uma vez que o seu estado nutricional interfere diretamente no tratamento.

"É muito importante que o paciente se alimente. A alimentação não interfere diretamente no tratamento, mas o estado nutricional do paciente sim", explica o oncologista clínico e integrante do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, Ricardo Caponero. 

De acordo com o médico, pacientes desnutridos têm mais dificuldade de recuperação e podem apresentar sintomas como diarreia, mucosite, anemia, além de um risco maior de contrair outras infecções. "A dieta do paciente deve ser peculiar e individualizada. Nesse processo, é importante a participação da nutricionista que poderá definir quais são os alimentos indicados em cada fase do câncer", afirma o especialista.

Seguem algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

 Faça pequenas refeições de três em três horas, comendo devagar e mastigando bem;

 Adquira o hábito de colorir o seu prato com porções de verduras, legumes e cereais;

 Diminua a fritura e sal da alimentação;

 Evite alimentos industrializados;

 Tome bastante líquido, como água e sucos naturais;

 Em caso de feridas na boca, consuma alimentos pastosos e gelados ou em temperatura ambiente. Se persistir o sintoma, procure um médico.