Novo medicamento para Insuficiência cardíaca no SUS

Novo medicamento para Insuficiência cardíaca no SUS

Prazo máximo para sacubitril/valsartana estar disponível aos pacientes é de 180 dias


Redação LAL - O Ministério da Saúde, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (9/8), anunciou a incorporação de um novo medicamento para tratamento de insuficiência cardíaca (IC) no Sistema Único de Saúde (SUS).

O sacubitril/valsartana é indicado para tratamento de IC em pacientes adultos, com idade menor ou igual a 75 anos, cujos sintomas apareçam em atividades cotidianas ou quando estão em repouso. O prazo máximo para ele estar disponível aos pacientes é de 180 dias, a partir da data de publicação da portaria.

insuficiência cardíaca - também chamada de doença do coração fraco - é considerada a via final decorrente de diversos problemas no coração, como o ataque cardíaco, cardiopatia, doença valvular cardíaca, hipertensão arterial. A doença afeta mais de 26 milhões de pessoas no mundo e esse número vem crescendo. Estima-se que 1 em cada 5 pessoas com mais de 40 anos vão desenvolver IC durante a vida.

A enfermidade é caracterizada pela incapacidade do coração de bombear adequadamente o sangue para o resto do corpo, comprometendo o funcionamento do organismo. Para suprir essa necessidade, o coração começa a se esforçar e a trabalhar cada vez mais, podendo levar a dilatação do coração, piorando ainda mais o funcionamento cardíaco.