Instituto realiza ação especial para pessoas em situação de rua

Instituto realiza ação especial para pessoas em situação de rua

Com cerca de 16 mil pessoas em situação de rua, a cidade de São Paulo quase dobrou esse número em um período de 15 anos. No sábado, 29, uma parcela desta população receberá uma ação especial no Centro de Acolhida Florescer, no bairro do Bom Retiro, São Paulo. Essa é uma parceria do Instituto Lado a Lado pela Vida com a ARCAH (Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade).

Voltado para o atendimento do público LGBT, este Centro acolhe atualmente 30 conviventes que terão seu dia repleto de atividades esportivas, informativas e um almoço preparado pelo chef Fernando Donato.

Hoje, a cidade de São Paulo conta com 100 centros de acolhida administrados pela Prefeitura com unidades específicas para vários públicos: homens, mulheres, gestantes, idosos, imigrantes, convalescentes, transexuais e travestis.

A ação acontece das 9h às 14h com atividades como zumba, basquete, jogo de vôlei e gincanas coordenadas pela equipe do Centro e da ARCAH para estimular a interação social e a prática de exercícios físicos, visando o bem-estar e a recuperação dessas pessoas.

Com o corpo em forma é hora de conhecer mais sobre a saúde. O Instituto Lado a Lado pela Vida leva o assistente social Otto Stenke e o articulador Augusto Oliveira para tirarem as principais dúvidas dos participantes e sobre prevenção com os cuidados para manter a saúde em dia. "Muitos já têm a informação, mas vamos reforçar algumas ideias das principais dúvidas do público trans", explica Stenke.

Após tanta atividade é preciso repor as energias. O chef de cozinha Fernando Donato será o responsável pelo almoço e por ensinar a receita que os próprios participantes escolheram em seu site. Com alimentos acessíveis e de fácil preparação, será possível saborear e reproduzirem o prato sempre que quiserem.