Nutrição no trabalho é tema de palestra na concessionária CCR

Nutrição no trabalho é tema de palestra na concessionária CCR

Não ter tempo para tomar café da manhã, almoçar, tomar lanches ou comer comidas pesadas demais e passar a tarde sem ingerir nada são hábitos comuns para muitos trabalhadores. O que muita gente não sabe é que a alimentação pode ser um grande fator de risco para ausências no trabalho, baixa produtividade e até acidentes de trabalho, reduzindo de 30% a 40% o rendimento do colaborador.

Esse e outros alertas foram dados pela nutricionista Mirtes Stancanelli, integrante do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida. Ela realizou uma ação especial do Instituto apresentando uma palestra para os colaboradores da concessionária CCR, parceira nas campanhas de prevenção.

Mirtes alerta que a qualidade de vida é fundamental para o bom exercício da profissão, seja ela de maior esforço braçal ou mental. Ter o domínio da nutrição e entender o que se coloca no prato é uma das bases para melhorar as habilidades no dia a dia. "Tudo está relacionado. O envolvimento psicológico e o despreparo do corpo para doenças ao longo da vida tiram o foco de coisas importantes, como a própria carreira", explica.

Uma boa alimentação está relacionada com o aumento da eficiência física, um corpo bem nutrido oferece mais resistência para as atividades cotidianas. "Uma pessoa com saúde pensa melhor e tem respostas melhores e mais rápidas", aponta a especialista.

Para mostrar o poder da nutrição no ambiente corporativo, a nutricionista estimula as pessoas a caminharem alguns minutos após a principal refeição no meio do expediente, o almoço, já que nem sempre é possível oferecer uma estrutura onde todos possam tirar um cochilo, hábito também muito indicado pelos especialistas e até praticado em alguns países da Europa. Não abusar de frituras e comidas gordurosas demais também podem dar mais estímulo para prosseguir com o mesmo ânimo do início do dia.