2017

III Fórum de Doenças Cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortalidade no mundo, com 17,5 milhões de mortes. No Brasil, são 350 mil vidas perdidas anualmente. Dados mostram que a cada 1 minuto morre uma pessoa por doenças do coração.

Os principais fatores de risco para esses números alarmantes são sedentarismo, hábitos alimentares, uso de drogas (álcool), tabagismo.

Com a missão de contribuir para mudar esses números, o Instituto Lado a Lado pela Vida criou em 2014 a Campanha Siga Seu Coração, que tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de adotar hábitos saudáveis para prevenir as doenças do coração.

O Instituto também traz o debate para o poder público, para que novas políticas possam ser promovidas em prol do bem-estar dos cidadãos, com o desenvolvimento de projetos e programas direcionados para a saúde.

Com esse enfoque, realiza em setembro, em Brasília, no Senado Federal, o III Fórum Siga seu Coração – Discutindo Políticas Públicas para o Paciente de Alto Risco Cardiovascular.

Especialistas da área da saúde, representantes de entidades e do poder públicos estarão discutindo temas como obesidade, obesidade infantil, colesterol alto, pressão alta, diabetes, tabagismo, entre outros temas, em busca de novos caminhos para a saúde do coração.

Galeria de Imagens

Ver mais...

2016

II Fórum de Doenças Cardiovasculares

Mudar o cenário em um país em que se perdem 350 mil vidas por ano por doenças cardiovasculares não é algo fácil. Com este desafio, o Instituto Lado a Lado pela Vida realiza neste mês em Brasília, no Senado Federal, o II Fórum Siga seu Coração: A redução dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares no Brasil e as metas de controle – um compromisso de todos.

O coração da política do país será sede de um debate sobre temas que envolvem prevenção, acesso e tratamento dessas doenças, consideradas crônicas e que requerem cuidados e impactam nos custos da saúde pública, na sociedade e nas famílias durante toda a vida do paciente.

Um dos temas importantes será a questão de o controle das doenças autoadquiridas figurarem como prioridade nacional para diminuir o número de mortes por doenças cardiovasculares no país. Os hábitos e atitudes da população diante do tratamento e os comportamentos de risco também estarão em pauta.

O Instituto atuará com o levantamento desse tema, atual e de grande incidência no mundo, para tratar de assuntos mais específicos como o controle do colesterol e o paciente de alto risco para as doenças cardiovasculares.

Para ampliar o alcance do assunto, o Instituto também levará profissionais que atuam na linha de frente com os pacientes que chegam após sofrer algum evento cardiovascular, unindo diferentes percepções da área da saúde, entre médicos, representantes de associações e instituições da saúde e parlamentares.

Em conjunto, para formalizar as propostas discutidas, será criado um documento que servirá de base para as ações desenvolvidas em Advocacy: “Manifesto do Coração: Como trabalharmos juntos para as melhorias das políticas públicas voltadas para as doenças cardiovasculares, a prevenção, o custo-efetividade dos tratamentos, o impacto sócio-econômico dos sequelados”.

Galeria de Imagens

2015

I Fórum de Doenças Cardiovasculares

No dia 29 de setembro, o Instituto Lado a Lado pela Vida promoveu o Siga seu Coração: 1º Fórum sobre as doenças cardiovasculares no Brasil em Brasília. O evento foi realizado no Instituto Legislativo Brasileiro - Auditório Antônio Carlos Magalhães. Diversos especialistas renomados discutiram temas sobre as doenças do coração no Brasil e no mundo, as políticas públicas e novidades no tratamento.

 Os pontos abordados durante o Fórum serviram para a construção de um documento sobre as doenças cardiovasculares, entregue para o Ministério da Saúde. O intuito é que a pasta avalie as questões e proponha soluções. Além disso, ocorrerá o lançamento de uma Frente Parlamentar Mista focada na discussão sobre as doenças do coração no cenário nacional.

Galeria de Imagens