2017

III Fórum Ser Homem no Brasil

O Instituto Lado a Lado pela Vida leva novamente o debate sobre a saúde integral do homem e os tumores masculinos à Brasília com a realização do III Fórum Ser Homem no Brasil: Discutindo Políticas Públicas para uma Linha de Cuidados para a Saúde do Homem.

O evento reúne profissionais de saúde, parlamentares, governantes e a população para debater a detecção precoce, novos tratamentos para o combate ao câncer de próstata, acesso do paciente ao sistema de saúde, o processo de aprovação de novos medicamentos, dentre outros temas. Também está na pauta a discussão sobre estratégias para prevenir os tumores masculinos no país.

Durante o fórum será ainda abordada a importância da informação precisa para nortear ações que melhorem a qualidade da saúde do homem no Brasil.

Galeria de Imagens

2016

II Fórum Ser Homem no Brasil

O Instituto Lado a Lado pela Vida realiza no dia 7 de novembro de 2016 o II Fórum Ser Homem no Brasil – Um novo olhar sobre a Saúde, Acesso e Tratamento ao Homem com Câncer, em Brasília. O evento faz parte das ações do Núcleo de Advocacy do Instituto Lado a Lado pela Vida onde um dos temas trabalhados é a Saúde do Homem.

O Fórum tem o apoio do Senado Federal e vai reunir profissionais de saúde, parlamentares, representantes do poder público, representantes do Ministério da Saúde, pacientes e a população para debater a detecção precoce, novos tratamentos para o combate ao câncer de próstata, acesso do paciente ao sistema de saúde, os casos de câncer de próstata metastático que continuam aumentando tanto no sistema público de saúde, quanto no privado, como reduzir o prazo de revisão para a incorporação de novas tecnologias e novas drogas para o câncer de próstata, dentre outros temas.

Sobre a Saúde do Homem : este ano acontece a segunda edição do Fórum Ser Homem no Brasil, mas o Instituto Lado a Lado pela Vida já vem trabalhando este tema há bastante tempo, desde a criação da Campanha Novembro Azul, em 2011.

A campanha é um movimento nacional, reconhecida pelo Congresso Nacional e pela Coordenação de Saúde do Homem/Ministério da Saúde, como uma ação importantíssima para a orientação dos homens brasileiros acerca do câncer de próstata e dos demais tumores masculinos, como os de pênis e testículo.

E para fazer um trabalho que traga um novo olhar sobre a saúde do homem, no âmbito da detecção precoce do câncer de próstata, o acesso e o tratamento dos pacientes com os melhores medicamentos e tecnologias, o Instituto Lado a Lado pela Vida, por meio do trabalho de Advocay, realiza ações como fóruns, painéis e ações de engajamento na esfera governamental para promover o debate e a ampla discussão acerca destes importantes temas.

Em 2015, o I Fórum Ser Homem foi realizado dentro do 2º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) e teve como foco de discussão, o rastreamento da doença e os cenários de tratamento dentro dos sistemas público e privado de saúde.

Já no 2º TJCC, realizado em setembro de 2016, o foco do painel que abordou a saúde do homem se concentrou no impacto do câncer de próstata na sexualidade masculina. Além destes eventos que foram importantes para trazer o tema para o debate junto ao Ministério da Saúde, pacientes, profissionais da saúde, indústria farmacêutica e a sociedade civil, reuniões para criar uma agenda estratégica vem sendo realizada desde 2014.

Todos os assuntos debatidos nestas reuniões, nos painéis e no fórum do dia 7 de novembro serão priorizados nesta agenda estratégica e finalizados em um manifesto para engajar todos os setores envolvidos direta e indiretamente na saúde do homem no Brasil. O objetivo principal deste engajamento é a construção em conjunto de uma linha de cuidados para a saúde que atenda as reais necessidades dos homens brasileiros.

 

Galeria de Imagens

2015

I Fórum Ser Homem no Brasil

Durante o 2º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer, acontecerá o 1° Fórum Ser Homem no Brasil: a realidade do câncer de próstata, a prevenção e o acesso ao tratamento, no dia 26 de setembro. A iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida ocorrerá no Hotel Sheraton WTC em São Paulo, das 11h às 13h.

Entre os temas abordados destacam-se: “A missão do Instituto Lado a Lado pela Vida”, “A Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem”, “Políticas de saúde no mercado privado e a otimização de recursos”, “O tratamento do câncer de próstata no Brasil”, “Paralelo entre câncer de mama e próstata” e “Opções de tratamento disponíveis no SUS e no sistema privado”.

“Estamos trazendo pela primeira vez ao TJCC a discussão acerca do câncer de próstata. Vamos promover um amplo debate sobre as políticas públicas e a perspectiva do paciente, saber se houve avanços com a Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem e traçar o cenário da doença no Brasil, assim como o acesso e as novas opções de tratamento. A saúde masculina passa por uma série de questões, e vamos traçar caminhos e contribuições para milhares de brasileiros no enfrentamento e superação da doença”, afirma Marlene Oliveira.

Galeria de Imagens