O MOVIMENTO NOVEMBRO AZUL, CRIADO EM 2011 NO BRASIL PELO INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA, TERÁ PROGRAMAÇÃO AINDA MAIS INTENSA EM 2017

Já estão confirmadas mais de 100 atividades em todo o País, abertas ao público ou realizadas em parcerias com empresas privadas e outras entidades

 

São Paulo, 27 de Outubro de 2017 – O Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) foi o pioneiro no Brasil na abordagem de questões relacionadas ao câncer de próstata, inicialmente com a campanha Um Toque, Um Drible, para promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico. Em 2011, ampliou essa ação e criou no País o Novembro Azul, inspirado pelo movimento internacional Movember, que incentivava os homens a deixar o bigode (moustache) crescer no mês de novembro (November) para aumentar a conscientização sobre problemas de saúde masculina, como câncer de próstata, câncer de testículos e suicídio.

 

Desde então, o LAL passou a promover, durante todo o mês, intensa programação dedicada à prevenção da saúde do homem, transformando o Novembro Azul em uma causa nacional, incorporada por outras ONG, empresas privadas e pela população em geral, engajando milhões de pessoas. Atualmente, é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil.

 

Em 2017, o movimento será lançado às 9 horas do dia 1o de Novembro em São Paulo, na Av. Paulista, 1313 (na calçada da Fiesp, das 9 às 15 horas), com a presença de médicos e profissionais da saúde; distribuição de material sobre prevenção; montagem de uma barbearia e atividades lúdicas promovidas pelos já conhecidos “bigodes” do Instituto Lado a Lado.

 

Durante todo o mês, a agenda do Novembro Azul do Instituto Lado a Lado pela Vida promoverá rodas de conversa entre profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes; eventos em locais de grande circulação para a realização de exames e distribuição de materiais informativos; iluminação na cor tema da campanha de prédios e monumentos; palestras; e mensagens de instituições e personalidades sobre a importância da realização de exames preventivos.

   

 

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

 

A Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é a de produzir o esperma.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente são diagnosticados 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, sendo o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, atrás dos tumores de pele não-melanoma.

 

Em 2016, 13 mil homens morreram vítimas da doença (uma morte a cada 40 segundos), índice que pode ser reduzido a partir da conscientização, pois já foi constatado que ao ser diagnosticada precocemente, tem 90% de chances de cura. Os sintomas da doença podem demorar a se manifestar, o que torna os exames preventivos anda mais necessários, evitando sua descoberta em um estágio avançado e potencialmente fatal.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Nesta fase, os sintomas identificados são: dor óssea; sangue na urina e/ou no sêmen; vontade frequente de urinar e dor ao urinar. No entanto, alertam os médicos, a falta de sintomas não garante que o indivíduo não tenha a doença. Por isso, a recomendação para que sejam feitos os exames preventivos e os cuidados com a saúde em geral (alimentação; atividade física, entre outros).

 

FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO

 

Homens da raça negra têm maior incidência desse tipo de câncer, assim como aqueles com histórico familiar da doença (pai, irmão ou tio) e os que estão com excesso de peso. Por isso, a recomendação para que homens com idade acima de 45 anos que façam parte desses grupos de risco e os acima de 50 anos, sem esses fatores, devem ir anualmente ao urologista e fazer o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como seu endurecimento e a presença de nódulos suspeitos, além de fazer o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

  

Instituto Lado a Lado pela Vida tem a missão de ampliar o acesso às novas tecnologias e humanizar a saúde de norte a sul do Brasil através do diálogo, do acolhimento e da promoção do bem-estar físico e emocional. Para isso, percorremos o país propagando a importância da prevenção, do autocuidado e da autoestima, levando para homens, mulheres e crianças essa conscientização de que a saúde é o nosso bem mais valioso e merece atenção especial. Saiba mais sobre o nosso trabalho e faça parte deste desafio e desta nobre missão. www.ladoaladopelavida.org.br 

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Nextar Communications

Deize Silva e Fernanda de Carvalho (MTb. 17.056

Tel. (11) 2924.7043 / (11) 98383.1864 e (11) 98101.9697