Medicina Personalizada

Com os avanços da tecnologia e melhores capacidades de diagnóstico, a Medicina de Precisão está utilizando a análise de dados genômicos para entender como pode entregar o medicamento certo para o paciente correto e no momento ideal.

Estudos têm demonstrado que cada tumor tem assinaturas moleculares diferenciadas e, por isso, pede tratamentos diferentes. Com base no material genético das pessoas, já é possível investigar o genoma e personalizar o tratamento conforme o tipo de câncer.

Nesse contexto é que nasce a Medicina Personalizada, uma proposta de tratamento individualizada que considera todo o histórico genético, estilo de vida e dados clínicos. Com mais agilidade na orientação clínica, o paciente consegue um olhar mais preciso de suas necessidades e acesso a uma terapia mais eficaz e com menos efeitos colaterais.

Biomarcadores e o remédio certo para o paciente correto, no momento ideal 

Um biomarcador é qualquer parâmetro biológico mensurável que permite conhecer, por exemplo, o estado de uma doença ou a resposta a um fármaco (remédio). Sua utilização tem permitido a individualização do olhar médico ao paciente, assim como pode identificar a gravidade ou a progressão de uma determinada doença.

Os biomarcadores são essenciais para identificar os pacientes que melhor se beneficiarão de determinado tratamento. Eles são fundamentais no desenvolvimento da Medicina Personalizada. A identificação de biomarcadores para o direcionamento das terapias tem se firmado como uma parte fundamental da jornada do paciente com câncer, desde a seleção do tratamento até o monitoramento da resposta a esse tratamento, e permite que os médicos acompanhem a evolução do tumor ao longo do tempo com melhores resultados.