Saúde do Homem

 

O Instituto Lado a Lado pela Vida nasceu em 2008 para levar informação à população, por meio de iniciativas para promover a mudança de comportamento dos homens, para que incorporem o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos. A Saúde do Homem é um dos nossos pilares.

Nossa primeira campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata foi a “Um Toque, Um drible”, em 2008. Quatro anos depois, ela tornou-se o Novembro Azul, hoje uma campanha de domínio público e referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.

Os dados do Ministério da Saúde mostram que os homens vivem, em média, sete anos e meio a menos que mulheres. Como os homens entram no sistema de saúde por meio da atenção especializada, há um agravamento da morbidade causado pelo retardamento da atenção e, consequentemente, um maior custo para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2009, o Brasil passou a contar com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), criada para promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população.

A atuação do Instituto Lado a Lado, por meio da realização de Fóruns, Seminários e ações específicas para a saúde do homem, busca conscientizar a população masculina sobre a prevenção e a promoção da saúde, em conformidade com a PNAISH.

 

Novembro Azul