compartilhar

< Voltar

Alimentação inadequada é fator de risco para doenças cardiovasculares

Manter uma dieta balanceada não deve ser hábito exclusivo do estilo de vida fitness ou de quem já foi diagnosticado com uma doença cardiovascular.

A alimentação saudável ajuda a afastar os fatores de risco que comprometem a saúde do coração. Tem papel primordial no controle do peso, nos níveis de colesterol, além de evitar diabetes.

Alimentar-se de forma saudável significa reduzir o consumo de açúcar, sal e gorduras de origem animal, conhecidas como gorduras saturadas e trans, que aumentam os níveis do colesterol considerado ruim, o LDL.

É importante prevenir o colesterol porque ele acarreta problemas como a aterosclerose, acúmulo de gordura nas paredes das artérias que pode provocar infarto e derrame.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que os níveis de LDL estejam abaixo de 161 mg/dL. Para as pessoas com doenças cardíacas ou diabetes, a orientação é mais rígida, e o valor de referência cai para 100 mg/dL.

Para manter estes níveis, é importante ainda evitar produtos lácteos integrais, alimentos fritos e industrializados. Esse espaço que fica vazio no prato deve ser ocupado pelos chamados alimentos amigos do coração.

As frituras devem dar lugar aos grelhados. Já os doces, ricos em carboidrato simples, de difícil absorção, devem dar lugar às frutas, que possuem carboidratos complexos, fibras, vitaminas e nutrientes. Legumes e verduras, por fim, devem compor 50% do prato.

Ler mais sobre esse tema:

Nossa Agenda

03 a 26 Nov

Saúde do Homem

Exposição 10 anos Novembro Azul no Senado Federal

Local: Senado Federal / Redes Sociais LAL

Horário: A Confirmar