compartilhar

< Voltar

Ana Maria Braga anuncia novo câncer de pulmão

Redação LAL – A apresentadora da Rede Globo, Ana Maria Braga, revelou em seu programa desta segunda-feira (27) que foi diagnosticada com um câncer de pulmão no início do ano. O tratamento com quimioterapia e imunoterapia foi iniciado na última sexta-feira (24.01). Ana Maria já teve outros episódios de câncer: dois pequenos no pulmão, de pele e colorretal.

Leia também:
Saiba mais sobre o câncer de pulmão
Motivos para largar o cigarro: melhora na saúde e economia de gastos
Cigarro eletrônico tem apelo entre os jovens, mas causa danos à saúde
Evitar novos fumantes e diminuir número de ativos são desafios para o Brasil

Antes de contar sobre a doença, já no final do Mais Você, Ana Maria afirmou que sempre foi muito transparente com seu público e agradeceu a TV Globo por dar esse espaço para ela. “Só recordando um pouquinho, eu já tive dois pequenos cânceres de pulmão no passado e vocês me deram força. Um foi operado e o outro foi tratado com radiocirurgia. Agora, infelizmente, eu fui diagnosticada com outro câncer de pulmão, um adenocarcinoma, semelhante aos outros. Mas que é mais agressivo e não é passível de cirurgia ou de radioterapia”, contou a apresentadora.

O tumor foi descoberto no início do ano e o tratamento já foi iniciado no hospital BP Mirante, em São Paulo. “Já no dia 24 de janeiro, dia do casamento da minha filha, eu recebi o primeiro ciclo de tratamento já, que constitui na combinação de quimioterapia com imunoterapia, no hospital BP Mirante, em São Paulo. Eu não sabia, na verdade, se eu ia conseguir chegar aqui hoje porque, normalmente, quando se faz uma quimioterapia e uma imunoterapia, como é meu tratamento agora, podem ocorrer alguns efeitos colaterais. Mas tem alguns sintomas. Tem alguns dias que você fica mais sensível”, continuou Ana Maria.

A apresentadora está sendo tratada pelo doutor Antonio Buzaid e demonstrou estar confiante no tratamento. “Ele disse que entrou nessa briga comigo da mesma forma que entrou nas outras: para ganhar. Eu não tenho dúvida nenhuma que vou ganhar mais essa briga e queria muito contar com vocês”. Ana Maria repetirá o ciclo de tratamento a cada 21 dias. Ela afirmou que pode não conseguir apresentar os programas todos os dias, como consequência do tratamento e, que no dia 7 de fevereiro, entra em férias, que já estavam programadas anteriormente do diagnóstico.

Câncer de pulmão

O câncer de pulmão mata 1,76 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). E apesar do tabagismo ainda ser a maior causa da doença, os casos entre não fumantes crescem ano após ano. Cerca de 20% dos novos casos diagnosticados são em pessoas que nunca fumaram.

No Brasil, ele é o segundo mais comum entre os brasileiros e a incidência é maior entre os homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).  Para 2019, eram esperados 31.270 novos casos da doença e 27.270 mortes.

As causas da doença variam entre as pessoas, mas estão relacionadas ao tabagismo, estilo de vida, excesso de exposição à poluição do ar, histórico familiar e até mesmo fatores genéticos. O paciente que apresenta sintomas constantes, como tosse, falta de ar, dor no peito, cansaço e rouquidão, ou que tenha histórico familiar deve procurar um médico e solicitar o diagnóstico.

De acordo com Dr. Fernando Santini, oncologista e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, o rastreamento é indicado para indivíduos com risco elevado, ou seja, homens e mulheres com idade maior ou igual a 50 anos que tenham histórico elevado de tabagismo com ou sem fator de risco adicional.

Ler mais sobre esse tema:

Nossa Agenda

28 Jul

Câncer e Cardio

Fórum Brasil: Câncer e Doenças Cardiovasculares

Local: online

Horário: 28/07 das 13h00 às 17h30 e 29/07 das 13h00 às 20h00

5 Ago

Campanha Novembro Azul

LIVE DIA DOS PAIS: O desafio de cuidar da próxima geração de homens. Vamos falar sobre isso?

Local: Online

Horário: das 19h30 às 21h00

26 Ago

Fórum Cuidadores no Brasil - Lançamento da Pesquisa Cuidadores

Local: Online

Horário: das 14h00 às 17h00

31 Ago

Campanha Respire Agosto

WEBINAR: Dia Nacional de Combate ao Fumo

Local: Online

Horário: das 15h00 às 17h00

23 Set

Campanha Respire Agosto

LIVE Dia Mundial do Pulmão: Mitos e Verdades sobre CA de Pulmão

Local: Online

Horário: das 19h30 às 21h00

29 Set

Campanha Siga seu Coração

WEBINAR Dia Mundial do Coração

Local: Online

Horário: das 17h00 às 21h00

6 Out

Global Forum Fronteiras da Saúde

Local: Online

Horário: das 14h00 às 20h00

21 Out

Campanha Mulher por Inteiro

WEBINAR: Tumores Femininos Day

Local: Online

Horário: das 15h00 às 17h00

17 Nov

Campanha Novembro Azul

WEBINAR: Especial Saúde do Homem

Local: Online

Horário: das 19h00 às 21h30

8 Dez

Campanha Mulher por Inteiro

WEBINAR: Câncer de Endométrio – o que as mulheres precisam saber

Local: Online

Horário: das 15h00 às 17h00

9 Dez

Conexão Paciente, Família e Cuidador

Local: Online

Horário: das 09h00 às 18h00