compartilhar

< Voltar

Colesterol elevado aumenta o risco para doenças cardiovasculares

Adotar a uma alimentação saudável, rica em fibras e gorduras boas, ajuda a manter níveis equilibrados de LDL e HDL

As doenças cardiovasculares são a maior causa de óbitos no Brasil e no mundo. Embora possam ser causadas por fatores não modificáveis, como questões genéticas ou familiares, a maior parte das doenças que afetam a saúde do coração são provocadas ou agravadas por questões modificáveis, principalmente hábitos alimentares e estilos de vida não saudáveis. E um dos fatores de risco mais comuns é o alto índice de colesterol, em especial o LDL (fração do colesterol considerada ruim), condição identificada em 45,5% dos 15 mil brasileiros avaliados em pesquisa feita no ano de 2016.

Dividido em LDL e HDL (fração considerada boa, responsável por coletar o excesso de colesterol do sangue), os níveis do colesterol precisam ser mantidos em equilíbrio. Embora seja um conjunto de gorduras necessárias e relevantes para o organismo – o colesterol atua como precursor de hormônios esteroides, dos ácidos biliares e da vitamina D, e faz parte da constituição das membranas celulares – sua presença em excesso possibilita a formação de placas de gordura nas artérias. Esse acúmulo pode levar a obstruções parciais ou totais do fluxo sanguíneo, desencadeando eventos cardiovasculares.

Pesquisa realizada no Brasil e publicada em 2016 apontou que a inadequação alimentar é a principal causa de mortalidade cardiovascular. Por isso, a adoção de uma alimentação saudável e regular somada à prática de atividades físicas rotineiras são recomendadas a todos os pacientes que precisam manter ou reduzir seu índice de colesterol.

Na alimentação, é importante aumentar a ingestão de fibras solúveis, pois elas reduzem a absorção do colesterol LDL. Dentre os alimentos mais indicados como fonte de fibras, estão a aveia, leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha), frutas (abacate, banana, maçã, ameixa, mamão) e os vegetais (brócolis, couve, alface), além de cereais integrais e sementes, como chia e linhaça.

Outra recomendação é aderir ao consumo de carnes magras e peixes, incluindo na dieta ao menos duas porções de peixes duas vezes por semana. As espécies mais indicadas são a sardinha, arenque, salmão, atum, truta e cavala. O consumo de ômega 3 por fonte animal fornece ácidos graxos que trazem proteção cardiovascular. Outras fontes de gorduras saudáveis são os óleos vegetais, como de oliva, soja e canola, as amêndoas e castanhas; mas a orientação é que estes sejam usados com moderação por conta dos níveis calóricos.

Além de aumentar o consumo desses alimentos, outros devem ser reduzidos ou evitados para manter bons níveis do colesterol. Devem ser evitados frituras, os alimentos industrializados ricos em gordura trans, e as gorduras visíveis presentes em carnes ou peles de aves. As bebidas alcoólicas também precisam ser reduzidas, assim como o consumo de carboidratos simples e as gorduras saturadas, presentes especialmente nos derivados de leite.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Ler mais sobre esse tema:

Nossa Agenda

28 Jul

Câncer e Cardio

Fórum Brasil: Câncer e Doenças Cardiovasculares

Local: online

Horário: 28/07 das 13h00 às 17h30 e 29/07 das 13h00 às 20h00

5 Ago

Campanha Novembro Azul

LIVE DIA DOS PAIS: O desafio de cuidar da próxima geração de homens. Vamos falar sobre isso?

Local: Online

Horário: das 19h30 às 21h00

26 Ago

Fórum Cuidadores no Brasil - Lançamento da Pesquisa Cuidadores

Local: Online

Horário: das 14h00 às 17h00

31 Ago

Campanha Respire Agosto

WEBINAR: Dia Nacional de Combate ao Fumo

Local: Online

Horário: das 15h00 às 17h00

23 Set

Campanha Respire Agosto

LIVE Dia Mundial do Pulmão: Mitos e Verdades sobre CA de Pulmão

Local: Online

Horário: das 19h30 às 21h00

29 Set

Campanha Siga seu Coração

WEBINAR Dia Mundial do Coração

Local: Online

Horário: das 17h00 às 21h00

6 Out

Global Forum Fronteiras da Saúde

Local: Online

Horário: das 14h00 às 20h00

21 Out

Campanha Mulher por Inteiro

WEBINAR: Tumores Femininos Day

Local: Online

Horário: das 15h00 às 17h00

17 Nov

Campanha Novembro Azul

WEBINAR: Especial Saúde do Homem

Local: Online

Horário: das 19h00 às 21h30

8 Dez

Campanha Mulher por Inteiro

WEBINAR: Câncer de Endométrio – o que as mulheres precisam saber

Local: Online

Horário: das 15h00 às 17h00

9 Dez

Conexão Paciente, Família e Cuidador

Local: Online

Horário: das 09h00 às 18h00