compartilhar

< Voltar

Combinação de medicamentos pode desacelerar crescimento de tumores

Redação LAL – A combinação das drogas palbociclibe e crizotinibe mostrou ser mais eficaz contra as células cancerígenas.  A primeira é usada no tratamento de câncer de mama e, a segunda, de câncer de pulmão. O estudo foi realizado por The Institute of Cancer Research, em Londres, e o UCL Cancer Institute, em camundongos, e foi publicado nesta sexta-feira (12) no periódico Oncogene.

Palbociclibe é visto como um dos grandes avanços no tratamento de casos avançados de câncer de mama nas últimas duas décadas. Os resultados da pesquisa demonstram que a combinação dos medicamentos citados pode ampliar o uso do palbociclibe e de outras drogas que funcionam da mesma maneira para o tratamento de outros tipos de tumores.

“A capacidade do câncer em se adaptar, evoluir e se tornar resistente aos medicamentos é o maior desafio que enfrentamos para criar tratamentos eficazes para a doença. Esse estudo procurou entender exatamente como ocorre a resistência para um grupo importante de medicamentos contra o câncer de mama, para que assim possamos estar um passo à frente do tumor”, afirmou o co-líder do estudo e diretor executivo do The Institute of Cancer Research, Paul Workman.

Segundo o grupo responsável pela pesquisa, a resistência ao palbociclibe é causada por uma proteína que é alvo do crizotinibe. Essa é a justificativa para o uso combinado das duas drogas.

Usado para tratar pacientes com câncer de mama com receptor positivo de hormônio, o palbociclibe bloqueia a função de duas proteínas – CDK4 e CDK6 – responsáveis pela divisão de células tumorais e a progressão do câncer. Porém, os tumores podem se tornar resistentes ao medicamento pela ativação da molécula CDK2, capaz de conduzir a divisão celular na ausência da CDK4/6.

O que o novo estudo mostrou é que o CDK2 pode compensar a inibição do CDK4/6 nas células cancerígenas, ao sinalizar uma via de controle celular pelas moléculas MET e FAK. Com isso, o uso de medicamentos como o palbociclibe e o crizotinibe, responsável por bloquear a atividade da MET, é muito mais eficaz do que o uso isolado de qualquer outra droga contra células cancerígenas que crescem em camundongos.

A combinação dos medicamentos não apenas bloqueou a divisão celular do tumor, como também induziu a senescência – um estado no qual as células parecem parar de crescer e se dividir, mas sem sofrer a morte celular.

Os pesquisadores esperam que as descobertas possam ser replicadas em pacientes. “Os resultados demonstram que os medicamentos existentes podem ser usados para superar a resistência ao tratamento de um tipo comum de câncer de mama em mulheres. Além disso, o uso de um remédio contra o câncer de mama em conjunto com outros medicamentos pode ser um novo e promissor tratamento para o câncer de pulmão e outros tipos de tumores”, apontou a pesquisadora colaboradora do estudo Sibylle Mittnacht, professora de Biologia Molecular do Câncer no UCL Cancer Institute.

Ler mais sobre esse tema:

Nossa Agenda

28 Jul

Câncer e Cardio

Fórum Brasil: Câncer e Doenças Cardiovasculares

Local: online

Horário: 28/07 das 13h00 às 17h30 e 29/07 das 13h00 às 20h00

5 Ago

Campanha Novembro Azul

LIVE DIA DOS PAIS: O desafio de cuidar da próxima geração de homens. Vamos falar sobre isso?

Local: Online

Horário: das 19h30 às 21h00

26 Ago

Fórum Cuidadores no Brasil - Lançamento da Pesquisa Cuidadores

Local: Online

Horário: das 14h00 às 17h00

31 Ago

Campanha Respire Agosto

WEBINAR: Dia Nacional de Combate ao Fumo

Local: Online

Horário: das 15h00 às 17h00

23 Set

Campanha Respire Agosto

LIVE Dia Mundial do Pulmão: Mitos e Verdades sobre CA de Pulmão

Local: Online

Horário: das 19h30 às 21h00

29 Set

Campanha Siga seu Coração

WEBINAR Dia Mundial do Coração

Local: Online

Horário: das 17h00 às 21h00

6 Out

Global Forum Fronteiras da Saúde

Local: Online

Horário: das 14h00 às 20h00

21 Out

Campanha Mulher por Inteiro

WEBINAR: Tumores Femininos Day

Local: Online

Horário: das 15h00 às 17h00

17 Nov

Campanha Novembro Azul

WEBINAR: Especial Saúde do Homem

Local: Online

Horário: das 19h00 às 21h30

8 Dez

Campanha Mulher por Inteiro

WEBINAR: Câncer de Endométrio – o que as mulheres precisam saber

Local: Online

Horário: das 15h00 às 17h00

9 Dez

Conexão Paciente, Família e Cuidador

Local: Online

Horário: das 09h00 às 18h00