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Como Assim, Dr. Falci?: Fim das férias, vamos colocar a saúde nos eixos?

Além das boas lembranças e da disposição para o retorno ao trabalho, trazemos das férias, muitas vezes, alguns quilos excedentes e algumas lesões articulares decorrentes da prática esporádica de alguns esportes. Os traumatismos ortopédicos requerem tratamento específico, por isso, o melhor conselho é procurar o quanto antes um profissional qualificado.

No entanto, você pode seguir algumas dicas para ajudá-lo a perder mais rápido o excesso de peso conquistado nas férias. Afinal, a obesidade e o excesso de peso trazem junto um pacote grande de doenças, como o aumento da incidência de alguns tipos de câncer.

Eis alguns conselhos:

1 – Não deixe para depois. Quanto mais tempo o corpo se estabilizar em um patamar de peso mais alto, mais difícil será o retorno à boa forma. Portanto, não espere a próxima segunda-feira, para iniciar a dieta. Comece agora! As vias metabólicas no organismo tendem a criar uma certa “memória”, o que explica a maior dificuldade em se alterar um nível de peso, após ele se estabilizar por longo tempo.

2 – Comece pelo básico. Reduza a quantidade de alimentos como um todo. Utilize tabelas, aplicativos e tudo que estiver disponível para ajudá-lo nesse controle. A redução calórica é o método mais eficiente para a perda de peso; seus resultados são conhecidos e transcendem modismos dietéticos.

3 – Atenção com os carboidratos e açúcares em geral. Os açúcares são o vilão do século XXI. Não é modismo. Uma série de estudos vem demonstrando o papel do açúcar na origem da famosa síndrome metabólica que resulta em um conjunto de doenças, como o aumento da cintura abdominal, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia que, associadas levam ao aumento do risco de problemas cardiovasculares.

É normal, após a mudança na composição da dieta, o organismo ficar ávido por doces, afinal é uma forma simples e pouco custosa para a obtenção de energia. Portanto, reduza os carboidratos de forma gradual, porém, não deixe de reduzi-los significativamente.

4 – Retorne às atividades esportivas. Se você tirou férias das atividades físicas, é hora de retornar. Mas se é sedentário, aproveite para sair dessa condição. Essa simples mudança de hábito traz inúmeros benefícios para seu organismo, como maior disposição e controle da glicemia, além de fazer bem para a saúde mental e a prevenção de doenças.

5 – Trate as lesões agora. Se você teve algum contratempo praticando esportes não habituais nas férias, não deixe de procurar um profissional para tratar as lesões o mais rápido possível. Achar que elas vão se curar sozinhas pode não trazer o melhor resultado e piorá-las.

Tirar férias dos hábitos saudáveis durante as férias é normal, mas isso não pode virar regra. Em síntese, recupere a boa forma e volte a rotina saudável logo para estar bem para as próximas férias.

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31 Ago

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