compartilhar

< Voltar

As Consultas Públicas apoiadas pelo LAL

O Instituto Lado a Lado pela Vida sempre buscou atuar estrategicamente em projetos pela defesa de causas sociais, e pelo apoio na elaboração de ações de políticas públicas em prol de saúde. Antes de tudo, políticas como as Consultas Públicas são o conjunto de ações e planos que os governos usam para a solução de problemas que precisam de resolução para garantir o bem-estar da sociedade.

Dessa maneira, um dos pilares do LAL é nossa campanha de advocacy #SuaVozNaSaúde. A construção de um país mais justo, especialmente no cenário da saúde, demanda uma sociedade civil capaz de implementar estratégias efetivas de incidência nas políticas públicas.

Dentro do #SuaVozNaSaúde, encorajamos a participação ativa dos cidadãos e cidadãs no futuro da saúde do Brasil. Por isso, incentivamos o uso de mecanismos como as Consultas Públicas.

O que são as Consultas Públicas?

Uma Consulta Pública é um mecanismo de participação social não presencial, com período determinado para encerrar. Todos os cidadãos podem participar. Assim, o órgão tem a responsabilidade de analisar e publicar um Relatório de Análise das Contribuições para acesso de todos. Em seguida, há o encaminhamento oficial do resultado.

Quais Consultas Pública o LAL apoiou?

Durante o último mês, o LAL divulgou e apoiou três Consultas Públicas que consideramos de extrema importância para a saúde do país. Relembre, então, quais foram:

  • Consulta Pública nº 95

A Consulta Pública nº 95 da ANS tinha a intenção de ajudar a incorporar novos medicamentos para o tratamento do câncer de próstata (o mais comum entre os homens). Essas tecnologias (entre elas, a Apalutamida), trazem mais qualidade de vida aos pacientes. Por exemplo, diminuição da dor e fraturas, entre outras coisas que impactam de forma direta no dia a dia de alguém.

  • Consulta Pública nº 13

A Consulta Pública nº13 da CONITEC foi uma oportunidade de colaborar para o futuro do tratamento da Insuficiência Cardíaca (IC) no Brasil. A chance foi para ter acesso a uma nova terapia – a Dapagliflozina. Apesar dos tratamentos disponíveis, a doença é um grande problema de saúde pública por conta das altas taxas de prevalência, morbidade e mortalidade.

  • Consulta Pública nº 15

A Consulta Pública nº 15 da CONITEC focou nas doenças pneumocócicas. Elas são causadas por uma bactéria e podem resultar em diversas outras infecções, incluindo a infecção do sangue. É preciso ser diagnosticado precocemente e adultos a partir de 60 anos apresentam mais riscos de pegar a doença. Contudo, uma vacina para imunizar a população idosa existe, e a Consulta ocorreu com a intenção de disponibilizá-la no SUS.

Lutar de forma ativa pela melhora da saúde é uma responsabilidade que o LAL assume. Assim, seguimos com a #SuaVozNaSaúde e nosso apoio às Consultas Públicas. Junte-se a nós!

Ler mais sobre esse tema: