compartilhar

< Voltar

Coração do Brasil

As doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 90 segundos. Esta é uma realidade que precisa ser mudada com políticas públicas mais efetivas e a participação da população para uma mudança consciente de hábitos que beneficiem a saúde do coração, não importa em que região desse Brasil imenso se esteja.

Artista: Luiz Pardal

Luiz Antônio Ferreira da Silva, 39 anos, nascido em São Paulo e mais conhecido em seus trabalhos como “Pardal”, iniciou sua trajetória com arte de rua no ano de 1996, nos muros da Freguesia do Ó. Desde cedo desenvolveu seu apreço pela tipografia, letras, ilustrações, sketch e principalmente o manuseio com sprays.

Formado em Design e Produção Gráfica pelo SENAC-SP e Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes, há 16 anos acumula experiência no mercado publicitário como Diretor de Arte, desenvolvendo trabalhos para grandes marcas. Pardal já criou para: Mercedes-Benz, Pepsico, Nestlé, Bradesco, Natura, Unilever, Sadia, McDonald’s, FaceBook, Twitter, MasterCard, Samsung, Coca-Cola, LG entre outros.

Em 2012, foi um dos selecionados a participar do Arte Urbana no MIS | Projeto Keep Walking, Brazil, que homenageou a cantora Madonna com uma exposição, realizada no Museu da Imagem e do Som.

Em 2013, iniciou o projeto #SeresUrbanos, ilustrando diariamente seres anônimos que cruzavam seu caminho no transporte público.

Já em 2014, foi selecionado a desenhar na Faculdade Paulista de Artes, onde abordou o conceito de arte e acessibilidade. Ainda, neste ano, foi selecionado para o projeto 4 Km de Graffiti – do Governo do Estado de São Paulo para a Copa do Mundo – SPTURISMO – Metrô  e Nike – Este muro é considerado o maior graffiti da América Latina.

E 2015, de volta aonde tudo começou, foi selecionado para participar do projeto “Raízes e Identidade da Freguesia do Ó”, edital promovido pela Prefeitura de São Paulo – CCJ (Centro cultural da Juventude) e Casa de Cultura Salvador Ligabue. Neste trabalho, a fachada do CCJ, localizado no Largo da Matriz, recebeu um graffiti de aproximadamente 50m2.

Ainda em 2015, o Pardal foi 2 vezes campeão do Art Battle pintando telas de 80x130cm com o tempo de 45 minutos cada.

Em 2016, foi convidado pelo Hotel Pullmann da Vila Olímpia, para uma exposição individual com 7 trabalhos inéditos com o tema “Liberte o Pássaro que há em você”.

No ano de 2017, foi convidado a expor seu graffiti no Museu A Céu Aberto – MAAU, produzindo sua arte em uma das pilastras do Metrô de São Paulo – linha azul, localizado na Avenida Cruzeiro do Sul.

Já em 2018, foi convidado para pintar um painel de 5m de altura por 3m de largura no 1º Festival Internacional de Graffiti de Caieiras.

No ano de 2019 foi convidado pela marca Veloe para presentear a cidade de São Paulo com uma empena no Centro de SP de 980m2, que representa a lateral de um prédio de aproximadamente 14 andares.

Ainda, em 2019 foi convidado pelas marcas Azul e AkzoNobel a ilustrar uma aeronave, em comemoração a vinda de 50 ararinhas azuis da Alemanha para o Brasil. Há 20 anos as Ararinhas Azuis estão extintas no Brasil, e a vinda das aves é um projeto do Instituto Chico Mendes, com objetivo de reintroduzir a espécie em sua região de habitat natural. Em março de 2020, Pardal presenteou a cidade de Curaçá, na Bahia, com um graffiti sobre a vinda das Ararinhas Azuis, já elas eram naturais daquela região antes da extinção e que agora serão reintroduzidas na natureza.

Em 2020 Pardal foi convidado pelo Artista Kobra para pintar a Escola Raul Brasil em Suzano que em 2019 foi palco de uma tragédia, onde foram brutalmente assassinadas alunos, professores e funcionários. O projeto teve o objetivo de revitalizar e homenagear essas vítimas e trazer um novo ambiente para escola que será reaberta em breve.

Ainda em 2020, foi convidado para pintar um prédio no Minhoção – Elevado Costa e Silva. O trabalho tem 504m2.

Ler mais sobre esse tema:

Nossa Agenda

03 a 26 Nov

Saúde do Homem

Exposição 10 anos Novembro Azul no Senado Federal

Local: Senado Federal / Redes Sociais LAL

Horário: A Confirmar