compartilhar

< Voltar

Cristo Redentor ganha iluminação especial pela Campanha Siga Seu Coração

Iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida marca o Dia Mundial do Coração, 29 de setembro

Na próxima quarta-feira (29), quando é comemorado o Dia Mundial do Coração, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) irá iluminar o Cristo Redentor na cor vermelha. A iniciativa, que integra a Campanha Siga Seu Coração, tem o objetivo de alertar sobre as doenças cardiovasculares, líderes na causa de mortes em todo o mundo e que vitimam cerca de mil brasileiros todos os dias.

Realizada ao longo do mês de setembro, a Campanha Siga Seu Coração foi criada pelo LAL em 2014 para conscientizar sobre doenças que afetam o coração, muitas delas evitáveis, e incentivar o diagnóstico precoce. Além disso, reforça entre pacientes e seus cuidadores a importância do acompanhamento com profissionais de saúde, especialmente no período de pandemia pela Covid-19.

A Organização Panamericana da Saúde (OPAS) estima que mais de três quartos das mortes por doenças cardiovasculares ocorrem em países de baixa e média renda e, das 17 milhões de mortes prematuras (pessoas com menos de 70 anos) por doenças crônicas não transmissíveis, 82% acontecem nesses países e média renda e 37% são causadas por doenças cardiovasculares.

De janeiro a setembro de 2021, o Brasil já registrou mais de 71 mil óbitos por infarto e outros 74 mil por Acidente Vascular Cerebral (AVC), superando as mortes pelas mesmas causas registradas em igual período de 2020. Os dados estão disponíveis no Portal da Transparência da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen-Brasil).

Ler mais sobre esse tema:

Nossa Agenda

03 a 26 Nov

Saúde do Homem

Exposição 10 anos Novembro Azul no Senado Federal

Local: Senado Federal / Redes Sociais LAL

Horário: A Confirmar