compartilhar

< Voltar

Dapagliflozina para tratamento de pacientes adultos com doença renal crônica é incorporada ao SUS

A incorporação de uma tecnologia no SUS passa por várias etapas. Uma delas é a oportunidade para que a sociedade civil possa contribuir e dar sua opinião. E a Consulta Pública é o caminho para que isso efetivamente aconteça e, em alguns casos, possa inclusive mudar recomendações inicialmente contrárias a uma determinada incorporação.

Foi justamente a mobilização da sociedade civil que fez toda a diferença e contribuiu para que a Dapagliflozina para tratamento de pacientes adultos com doença renal crônica fosse incorporada ao SUS! A doença renal crônica (DRC) é um importante problema de saúde pública no Brasil que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, tem mais de 10 milhões de pessoas com a doença.

Com a incorporação dessa tecnologia, a Dapagliflozina, pacientes renais crônicos poderão ter um tratamento digno, retornando mais rapidamente ao trabalho e ao lazer, compartilhando momentos de alegria junto aos seus familiares e amigos. Além da retomada da autoestima e a da melhora na qualidade de vida.

Fortalecer a voz da sociedade civil e, principalmente, dos pacientes é parte da missão do Instituto Lado a Lado pela Vida. Com nossa ação #SuaVozNaSaúde, encorajamos a participação ativa de todos nas consultas públicas: pacientes, cuidadores, familiares, profissionais da saúde e da população em geral.

Mudar para melhor o cenário da saúde no Brasil está nas nossas mãos. Essa virada é possível e será uma grande conquista para o nosso País! Lado a Lado somos mais fortes.

Ler mais sobre esse tema: