Congresso Nacional iluminado em apoio ao Novembro Azul

Congresso Nacional iluminado em apoio ao Novembro Azul

O prédio do Congresso Nacional, no Distrito Federal, está iluminado na cor azul desde a última segunda-feira, 3 de novembro, em alusão ao Movimento Novembro Azul, criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, para alertar a população sobre a importância de realizar exames periódicos para detectar alteração da próstata.

Neste dia, também houve a realização de uma sessão solene no Congresso Nacional que homenageou os 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer e da Saúde do Homem. O evento teve apoio da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem na Câmara dos Deputados.

A presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, realizou um pronunciamento oficial aos presentes sobre a importância da campanha. "Minha satisfação total aconteceu quando um paciente me procurou e agradeceu por estar vivo, pois foi ao médico fazer o exame para detecção do câncer de próstata após ver uma entrevista minha na televisão. Assim tenho certeza que cumprimos nosso papel", afirmou.

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Carlos Corradi, também destacou a importância da mulher na saúde do homem. "Em 2013, tivemos 15 milhões de consultas ginecológicas e menos de 3 milhões de consultas urológicas. É preciso mudar esse panorama, pois o câncer de próstata tem 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente", disse.

A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) também se engajou na campanha e fez uma analogia interessante sobre a saúde masculina: "Esperamos que os homens frequentem o médico tanto quanto uma oficina mecânica para os cuidados com o carro".

Novembro Azul

O Movimento Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida justamente para desmistificar o exame de toque e alertar a ala masculina sobre a doença. A ideia é convocar a sociedade para quebrar o preconceito e encorajar os homens a cuidarem de sua saúde. Que tal aderir a esta causa e exercer o seu papel social?

Calendário de eventos

O calendário de atividades do Novembro Azul 2014 conta com diversas ações em todos os estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, ações em estádios, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação.