Dia Mundial do Câncer: saiba como evitar a doença

Dia Mundial do Câncer: saiba como evitar a doença

Nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Câncer (World Cancer Day). A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de orientar a população para fazer escolhas saudáveis para o dia a dia e assim, reduzir as chances de desenvolver algum tipo de câncer.

Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que em 2015, cerca de 580 mil brasileiros serão diagnosticados com algum tipo da doença, que é a segunda principal causa de morte no País, perdendo apenas para as doenças do coração. Os tipos mais incidentes para o sexo masculino serão os cânceres de pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon, reto e estômago. Já para o sexo feminino serão os cânceres de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon, reto e glândula tireoide.

Para o oncologista Fernando Maluf, chefe da oncologia clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, da Beneficência Portuguesa de São Paulo e integrante do board cientifico do Instituto Lado a Lado pela Vida, manter uma boa qualidade de vida e a detecção precoce da doença é uma receita que possibilita maior chance de cura da doença. "Em todos os tumores, quanto mais precoce se descobre, melhor em termos de chances de cura e menos tratamentos. A qualidade de vida pode sim fazer a diferença na aderência do paciente aos tratamentos. Se ele tem uma qualidade de vida melhor, sem dúvida será um facilitador", indica.

Maluf também orienta quanto ao histórico familiar ser um agravante para o desenvolvimento da doença. "Para alguns tumores, o histórico familiar pode ser um fator de risco que contribui para o surgimento de tumores malignos, como câncer de mama, próstata, cólon e ovário. Em outras situações como tumores cerebrais esta associação não é tão óbvia", diz.

Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de algum tipo de câncer, destacam-se as pessoas obesas, fumantes e sedentários. "Esse grupo de risco apresenta comprovadamente maior incidência para vários tipos de neoplasia. Por outro lado, esses mesmos fatores de risco também predispõe a uma incidência muito maior de doença cardiovascular, que mata antes do câncer", explica o também oncologista e integrante do board científico do Instituto, Ricardo Caponero.

Dicas de prevenção

Veja abaixo dez dicas que ajudam a prevenir a doença!

- Mantenha-se no peso ideal

- Faça atividade física pelo menos 30 minutos por dia

- Evite bebidas como refrigerantes

- Limite o consumo de bebidas alcoólicas

- Prefira alimentos de origem vegetal como hortaliças, frutas, cereais e grãos

- Limite o consumo de carnes vermelhas e alimentos embutidos

- Reduza a quantidade de sal

- Não use suplementos alimentares para se prevenir do câncer. Mantenha uma alimentação equilibrada indica por um profissional nutricionista

- Mães devem amamentar os filhos até os seis meses de idade

- Faça check-up regularmente