Empresas inovam para chamar atenção para o Novembro Azul

Empresas inovam para chamar atenção para o Novembro Azul

Em 2012, o movimento nacional Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida para abordar questões relacionadas ao câncer de próstata. A iniciativa teve início em 2008, com a campanha "Um Toque, Um Drible", disseminando informações sobre a importância de o homem realizar consultas periódicas e quebrar um tabu sobre o exame de toque retal, um dos pedidos pelos urologistas para detectar alteração na próstata.

Tendo em vista a incidência deste câncer em homens brasileiros, a campanha ganhou uma proporção enorme fazendo com que não apenas a sociedade civil, mas também que a mídia e as empresas aderissem ao movimento. E as corporações estão mais criativas para chamar atenção da população para a prevenção e manutenção da saúde.

Hotéis azuis

O hotel Intercity Premium Berrini mudou o design de um dos quartos para transformá-lo em um lugar ainda mais especial. A decoração, o enxoval e a pintura das paredes ganharam o tom da campanha para chamar atenção do hóspede. Cerca de 70% dos hóspedes da rede Intercity é formada por homens e muitos ficarão, durante o mês de novembro, no quarto personalizado com informações sobre a campanha.

O Sheraton WTC Hotel, também em São Paulo, repetiu a fórmula do mês passado, durante o Outubro Rosa, quando customizou as catracas da entrada principal do hotel. Neste mês, todas as catracas estão azuis, com o design do Novembro Azul.

Azul: a cor da moda e da beleza

Na moda, a marca Simbiosi criou uma estampa exclusiva para apoiar a campanha e 100% dos lucros serão revertidos para o Instituto Lado a Lado pela Vida. Um dos artistas da empresa, o ilustrador Antônio Lourenço, fez uma estampa bem humorada parodiando o tema "câncer de mama". O objetivo do autor foi usar o bom humor para tirar toda a carga negativa e preconceito referente ao exame preventivo do câncer de próstata.

A Dudalina também entrou na tendência do azul e lançou uma linha especial com oito modelos de camisa neste tom. Os apresentadores da Rede Record Edu Guedes e Celso Zucatelli, o cantor Alfonso Nigro, o ator Gabriel Sater, o modelo Jonas Sulzbach e o blogueiro Kadu Dantas endossaram a campanha posando para as fotos de publicação.

A Dr. Jones, marca de cosméticos masculinos, também quis se engajar na campanha para atingir seu público-alvo: os homens. A marca esteve no estande do Instituto Lado a Lado pela Vida na corrida Circuito Athenas 21 K e distribuiu sachês do esfoliante diário Isotonic Face Scrab.

Engenharia

Por fim, a empresa de produtos e serviços de engenharia Mills repetiu o feito do mês de outubro, quando pintou uma plataforma tesoura de rosa para lembrar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste mês, a empresa disponibilizou aos clientes uma plataforma azul e os ganhos da locação serão revertidos para o Instituto Lado a Lado pela Vida.

Novembro Azul

O Movimento Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida justamente para desmistificar o exame de toque e alertar a ala masculina sobre a doença. A ideia é convocar a sociedade para quebrar o preconceito e encorajar os homens a cuidarem de sua saúde. Que tal aderir a esta causa e exercer o seu papel social?

Calendário de eventos

O calendário de atividades do Novembro Azul 2014 conta com diversas ações em todos os estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, ações em estádios, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação.