Jogo Azul dá pontapé inicial da campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata

Jogo Azul dá pontapé inicial da campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata

O Centro de Futebol Zico ficou completamente azul neste sábado, 1º de novembro, data que dá início oficialmente à campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, o Novembro Azul.  Cerca de 450 crianças dos núcleos da Escola Zico 10, diversas celebridades e médicos foram acompanhar a ação, que contou com uma palestra sobre a saúde do homem e o Jogo Azul, marcado por duas partidas de futebol, uma da categoria sub 17 e outra, registrada como uma agradável disputa entre amigos atores, músicos e ex-jogadores.

Enquanto os alunos da Escola Zico 10 disputavam um jogo preliminar da campanha, os convidados para a partida principal assistiram a uma palestra sobre a importância do homem frequentar o médico e prevenir o câncer de próstata. O bate papo foi conduzido pelos urologistas Luis Rios e Aguinaldo Nardi, integrantes do board científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, que também recebeu o oncologista Fernando Maluf no evento. "Os homens mantém um tabu sobre o exame de toque retal, que dura apenas sete segundos. Temos que acabar com esse preconceito para salvar vidas", alerta Nardi.

Os famosos interagiram com os médicos palestrantes, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas sobre a doença. "Com o diagnóstico tardio, é muito mais difícil lutar contra o câncer de próstata, mas se descoberto precocemente, temos 90% de chances de cura, por isso é essencial a visita anual ao urologista", explica Luis Rios.

Aos 62 anos, o ator Kadu Moliterno estava presente na palestra e comentou a importância de ações que levam informação sobre os cuidados com a saúde. "Este evento foi muito esclarecedor, pois eu sempre fiz os exames de sangue, mas o exame de toque retal não e agora sabendo da importância irei fazer", comenta o ator.

Novembro Azul em campo

Entre os presentes no jogo que contou com a participação de celebridades, estavam Bruno e Thiago Coimbra, filhos do craque e grande apoiador da ação, Zico. Bruno é presidente da Associação Zico Fazendo a Diferença e Thiago é diretor geral. Artistas como Bruno Gissoni, Felipe Simas, Kadu Moliterno, Heitor Martinez, Nicola Siri, Marcio Kieling, Sylvinho Blau Blau, os ex-jogadores, Maurinho, Athirson, Alcindo, Beto entre outros também marcaram presença no evento. Os convidados se dividiram para a disputa do jogo entre os times Azul x Branco.

Para Thiago Coimbra, ter crianças como público de uma ação de prevenção é uma medida inovadora de compartilhar o conhecimento. "Hoje em dia são os filhos e netos que levam informação para dentro de casa, ao dividirem o que sabem com os pais e por isso acho essa parceria da Escola Zico 10 com o Instituto Lado a Lado muito importante para atuar de forma preventiva contra o câncer de próstata. É grandioso falar de saúde com crianças", destaca.

A abertura da campanha contou a parceria do ex-jogador Zico, por meio da Escola Zico 10, que cedeu o espaço para a realização das ações, além do apoio dos funcionários e coordenadores de núcleo que organizaram a presença das crianças em campo, Fernando Vanucci, responsável pelo convite e escalação dos jogadores do time principal, e Wenderson Rosa, gerente de logística que participou de todo o processo em conjunto com o Instituto Lado a Lado pela Vida para a realização do evento.

A Masan também parceria do evento, ofereceu água e lanche para as crianças, público do evento e também aos jogadores e equipe do Centro de Futebol Zico. A Rede D'Or colaborou com a ação, oferecendo uma ambulância à disposição do evento.