Novembro Azul foi apresentado em Belo Horizonte

Novembro Azul foi apresentado em Belo Horizonte

A partir do dia 1º de novembro, sábado, o azul será a cor predominante no país! O movimento "Novembro Azul" foi lançado na tarde desta quinta-feira no teatro do Minascentro, em Belo Horizonte. Cerca de 100 pessoas ligadas à área da saúde, sindicatos, veículos de comunicação, entre outros, estiveram presentes e conferiram a apresentação com o mote de campanha: "Homem que é homem se cuida".

 

O médico Antônio Peixoto Lucena Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de Minas Gerais, foi um dos primeiros a falar da importância em conscientizar a população masculina sobre os exames preventivos. "O câncer de próstata é silencioso em sua fase inicial, não apresenta sintomas e, por isso, é preciso ter a preocupação em visitar anualmente o urologista para realizar exame de sangue, PSA e exame digital retal. Um depende do outro, para a descoberta da doença", alertou.

Em seu pronunciamento, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, José Geraldo de Oliveira Prado, chamou a atenção para o autocuidado. "O homem tem que aprender a cuidar de si mesmo e adotar medidas de prevenção das doenças, principalmente com o câncer de próstata, em que a estimativa é de 69 mil novos casos diagnosticados". Para encerrar, Prado disse que o estado mineiro está recebendo as ações do movimento pela primeira vez. "Estamos muito felizes que a campanha Novembro Azul tenha chegado a Minas Gerais. Os homens mineiros passam a fazer parte dos homens que se cuidam", contou.

No fim do evento, foram assinados dois documentos: a instituição da comissão para elaboração do Programa Estadual de Prevenção e Controle do Câncer de Próstata e o termo de parceria das Instituições da Sociedade Civil com a Secretária de Estado de Saúde visando o fortalecimento das ações do Novembro Azul.