Novembro Azul mobiliza diversos países em prol da saúde masculina

Novembro Azul mobiliza diversos países em prol da saúde masculina

Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida criou a campanha Um Toque, Um Drible, com o objetivo de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos. Em 2012, o Instituto foi pioneiro em trazer o movimento Novembro Azul para o Brasil, tornando-se referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.

 

Em outros países, o movimento também ganha proporções grandiosas e diversas ações são promovidas em nome da  Movember Foundation . O nome vem da junção do diminutivo de moustache (bigode) mais o mês de novembro em inglês. A intenção é que os homens mantenham seus bigodes durante todo o mês para gerar assunto entre seus amigos e familiares a fim de disseminar o assunto. 

A comunidade Movember já angariou, até o momento, mais de 559 milhões dólares e está financiando mais de 800 programas por ano em 21 países para beneficiar pacientes de câncer de próstata e testículos. Entre os países que promovem ações, estão Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, África do Sul, Reino Unido, Estados Unidos, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hong Kong, Holanda, Noruega, Singapura, Espanha, Suécia e Suíça.

Mo Bros e Mo Sistas

Para que os mais jovens levem a informação para homens mais velhos, grupo de risco dos cânceres de próstata e testículo, a fundação Movember intitula os bigodudos como "Mo Bros". As mulheres também são parte essencial da campanha de conscientização e são chamadas de "Mo Sistas". Bros é a gíria em inglês para irmão e sista para irmã, mostrando a importância do trabalho em comunidade para quebrar o tabu e incentivar homens a realizarem exames periódicos.

No final do mês, os participantes da campanha participam de uma festa realizada em várias partes do mundo, onde Mo Bros vestem os ternos de acordo com seus bigodes. No Brasil, não é diferente. O Instituto Lado a Lado pela Vida preza pela qualidade de vida e conta com diversas ações em todos os estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, ações em estádios, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação.