Novembro Azul promove ação no Ceagesp para 6 mil homens no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Novembro Azul promove ação no Ceagesp para 6 mil homens no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Na próxima segunda-feira, 17 de novembro, será celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Para conscientizar a população sobre o assunto, o Instituto Lado a Lado pela Vida promoverá uma ação com a Sindbast (Sindicato dos Empregados em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo) para cerca de seis mil homens. O evento ocorrerá na Ceagesp, portão 3, localizada na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, às 6h30.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizado abaixo da bexiga e sua principal função é produzir esperma. O câncer ocorre quando células começam a se multiplicar de forma desordenada. Não é possível prevenir a doença, mas é possível sair de diversos grupos de risco como obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada, além da realização de exames anuais como PSA e toque retal. O Ceagesp, portanto, se torna o local adequado - com sua diversidade de frutas, legumes e verduras, ideais para uma alimentação saudável - para chamar a atenção dos homens a cuidarem da própria saúde.

"Os homens são mais resistentes ao hábito de fazer um check-up regularmente e, consequentemente, vão menos ao médico. Por isso, é tão importante disseminar essa campanha de conscientização sobre a doença. Afinal, as chances de cura estão diretamente relacionadas ao diagnóstico precoce", reforça Enilson Simões de Moura, o Alemão, presidente do Sindbast. 

O Sindbast representa os trabalhadores da Ceagesp, Codasp e Ceasa-Campinas, bem como funcionários de permissionários das centrais de abastecimento. São eles que estarão no local para receber informação sobre o segundo câncer mais recorrente em homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Além da distribuição de folhetos informativos, uma equipe de enfermeiros fará a aferição da pressão arterial e um médico urologista estará na tenda do movimento Novembro Azul para sanar dúvidas do público durante toda a manhã.

"Nosso objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos", explica Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida. Estatísticas apontam que um a cada seis homens será acometido pelo câncer de próstata ao longo da vida. A estimativa é de que, só em 2014, 69 mil novos casos sejam registrados no Brasil. A chance de cura, se a doença for diagnosticada precocemente, chega a 90%.

Calendário de eventos

O calendário de atividades do Novembro Azul 2014 conta com diversas ações em todos os estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos como o Cristo Redentor, Viaduto do Chá, Elevador Lacerda e Ponte Ercílio Luz entre outros, palestras informativas para leigos, ações em estádios, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação.

Histórico da Campanha Novembro Azul

Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou no Brasil a campanha Um Toque, Um Drible para alertar os homens sobre as principais doenças masculinas e as formas de prevenção, quebrando paradigmas. A Campanha Um Toque Um Drible, a começar pelo nome, que remete ao duplo sentido, entre o exame de toque retal e a "dar um toque", um conselho, integra ações de conscientização entre homens, mulheres e também os jovens, para que a questão da saúde masculina seja um processo, construído ao longo da vida. A campanha é nacional e ativa durante o ano todo e, em novembro de 2012, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi pioneiro em criar no Brasil o Novembro Azul, em comemoração ao Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.