Sabesp encerra ciclo de palestras do Novembro Azul

Sabesp encerra ciclo de palestras do Novembro Azul

O Novembro Azul está chegando ao fim, mas a prevenção deve ser para o ano todo. Nesta quarta-feira, 26, a Sabesp unidade de Santana abriu as portas para o Instituto Lado a Lado pela Vida e para o Dr. Marcelo Wroclawski, urologista integrante do board científico do Instituto.

Com cerca de 30 participantes, a empresa teve uma palestra informativa e esclarecedora sobre os principais aspectos que podem ajudar na preservação de uma vida mais saudável, como uma alimentação baseada em mais frutas e legumes, e menos carne vermelha e gorduras.

A orientação sobre o exame de toque retal e o PSA, exame de sangue , é imprescindível para o diagnóstico, explica o especialista. "Muitos não sabem, mas o exame de toque não deve ser substituído pelo PSA e sim agregado" pontua o Dr. Wroclawski.

Todo homem deve realizar o exame de toque retal a partir dos 45 anos ou a partir dos 40 se tiver algum fator de risco, como histórico familiar ou raça negra. Ambos estão relacionados à herança genética e aumentam as chances de desenvolvimento do câncer.

O engenheiro Nilton de Santana afirma que se sente muito mais seguro para realizar o exame. "Nós somos muito machistas e é necessário quebrar esse preconceito. Se eu não me preocupar agora, posso ter sérias complicações no futuro. Depois de hoje me sinto muito mais aliviado e calmo para o exame."