Várzea Azul começa com ação na zona sul de São Paulo

Várzea Azul começa com ação na zona sul de São Paulo

Neste sábado, 8 de novembro, começa uma importante ação da campanha Novembro Azul, o Várzea Azul. O pontapé inicial acontece no CDC Mar Paulista e Represa Nova, onde serão realizados dois jogos em homenagem à campanha e também duas palestras com um médico urologista, para orientar a população masculina sobre como prevenir o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce da doença, que ao ser descoberta no início, tem 90% de chances de cura.

A programação começa às 9h com a primeira palestra sobre o tema, que será ministrada pelo médico Celso Heitor de Freitas Jr., integrante do board científico do Instituto Lado a Lado pela Vida. Enquanto isso, os times Represa Nova F.C x Associação Recreativa Anhanguera farão um jogo preliminar para a ação.

Na sequência, às 9h30,  acontece a primeira partida oficial do Várzea Azul, com a disputa entre o A.R Palmares x Confraria dos Boleiros. Às 10h30 haverá uma nova palestra e às 11h será a segunda disputa entre os times Arco FC x Blackout FC. Todos os times participantes serão premiados com um troféu da campanha Novembro Azul.

Para Diego Vinãs, um dos parceiros da ação Várzea Azul, jornalista e pesquisador de Várzea, bairros com times amadores oferecem possibilidade de informação com campanhas como o Novembro Azul. " Os times servem como ONGs locais, promovendo eventos culturais, como o Dia das Crianças, doações em Natal. E o Várzea Azul é mais um, levando médicos para esses bairros mais afastados e falando diretamente com seu público alvo. Os times trabalham como agitadores comunitários. E agora, é muito legal imaginar que os quatro cantos da cidade serão contemplados por meio dessas ações", disse.

O presidente do CDC Mar Paulista e Represa Nova, Adilson Bispo, destaca o papel das palestras para quebrar tabus sobre o exame de prevenção ao câncer de próstata. "O projeto Várzea Azul é muito importante para trazer conhecimento à população. A maioria das pessoas na nossa região, não dispõe de convênio médico, de recursos e informação. E por isso, ainda há certos receios quanto à prevenção ao câncer de próstata e o exame de toque. As palestras irão quebrar o preconceito e possibilitar que todos tirem suas dúvidas", comenta. Além disso, Bispo comemora a parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida. "É uma novidade muito boa porque o Represa Nova tem foco social. A parceria com o Instituto só veio agregar valor ao nosso projeto e render muitos frutos", finaliza.

Sobre o Várzea Azul

A ação tem como principal objetivo levar informação para bairros da periferia da cidade de São Paulo. Aproveitando a grande frequência dos homens em campos de futebol da Várzea, o Instituto Lado a Lado pela Vida levará para o local de lazer, o acesso à informação sobre o câncer de próstata. Haverá palestras em campos de todas as regiões da capital paulista: zonas norte, sul, leste e oeste.

Agenda

08/11, 9h

Campo Zona Sul

CDC Mar Paulista

Rua Gândara de Olivais, 17 - Mar Paulista - Zona Sul

 

15/11, 12h30

Campo da Zona Oeste

CDC Roberto Russo - A.A. Anhanguera da Barra Funda

Rua dos Italianos, 1.261, Bom Retiro

 

23/11, 9h

Campo Zona Norte

Baruel F.C

Rua Marambaia, 820 - Casa Verde

 

30/11, 7h

Campo da Zona Leste

Botafogo de Guaianases

Av. José Pinheiro Borges, S/N - Guaianases