VII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem ressalta incidência do câncer de próstata

VII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem ressalta incidência do câncer de próstata

Na última terça-feira (4), aconteceu o VII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem na Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família foi solicitado pelo deputado Jorge Silva (PROS-ES) e apresentou avanços relativos à saúde do homem. "Temos que sensibilizar não só os homens, mas também as mulheres, que estimulam os homens a cuidarem da saúde", falou na ocasião. O Instituto Lado a Lado pela Vida foi convidado a participar do evento e acompanhou as discussões de forma ativa, já que a campanha "Um toque, um drible" é permanente e acontece durante todo ano.

Entre os temas debatidos, o Programa de Política Nacional de Saúde do Homem, a evolução das doenças cardiovasculares do homem no Brasil, os aspectos atuais da saúde mental masculina, a saúde do homem e os principais agravos urológicos e rastreamento no câncer de próstata. O movimento Novembro Azul, criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, acontece durante todo mês e reforça a importância da realização de exames periódicos para detectar alterações na próstata. O câncer é o segundo mais frequente em homens, ficando apenas atrás do câncer de pele.

A sexóloga Carmita Abdo, integrante do board científico do Instituto Lado a Lado pela Vida participou do fórum e ressaltou que o homem ainda tem receio de ir ao médico. "É a dor insuportável que leva o homem ao médico e temos que mudar esse panorama. Até porque eles estão mais dispostos aos fatores de risco: um em cada oito homens é dependente do álcool", explicou. O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Carlos Corradi, falou sobre os dados de mortalidade do câncer de próstata. "É o segundo tipo em mortes, atrás apenas do câncer de pulmão, com um aumento de 45% de novos casos nos últimos oito anos", finalizou.

Novembro Azul

O Movimento Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida justamente para desmistificar o exame de toque e alertar a ala masculina sobre a doença. A ideia é convocar a sociedade para quebrar o preconceito e encorajar os homens a cuidarem de sua saúde. Que tal aderir a esta causa e exercer o seu papel social?

Calendário de eventos

O calendário de atividades do Novembro Azul 2014 conta com diversas ações em todos os estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, ações em estádios, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação.