Dia Mundial do Câncer: 9 fatos sobre a doença

Dia Mundial do Câncer: 9 fatos sobre a doença

O custo econômico total anual do câncer é estimado em 1,6 trilhão de dólares


Redação LAL, com UICC - O dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer, data instituída em 2008 pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), para aumentar a conscientização sobre a doença e estimular a preservação. A cada ano 9,6 milhões de pessoas morrem em decorrência da doença no mundo todo. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos.

Leia também: Dia Mundial de Combate ao Câncer: médicos recomendam atividade física

O Dia Mundial do Câncer tem o objetivo de disseminar informações de qualidade sobre prevenção e controle e levar questões atuais sobre a doença para a população em geral. De 2019 até 2021, o tema da campanha da UICC é #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou), cujo intuito é aumentar a exposição e o engajamento social em torno da doença. A ação individual de cada um é importante para influenciar o futuro da doença e reduzir o impacto na própria vida.

Conheça nove fatos sobre a doença:

1. ACASOS X ESCOLHAS
Até 10% dos cânceres estão relacionados a mutações genéticas. Enquanto 27% das mortes por câncer são causadas por uso de tabaco e álcool.

2. SOMOS IMPORTANTES
Até 3.7 milhões de vidas - número equivalente de bandeirantes e escoteiras nos Estados Unidos, Canadá e México juntos - poderiam ser salvas a cada ano com a implementação de estratégias de prevenção, detecção e tratamento precoces.

3. TENHO 9,6 MILHÕES DE RAZÕES
9,6 milhões de pessoas morrem de câncer a cada ano. Isso equivale à população da Áustria. Ou de toda a província de Quebec. Ou de toda a Cidade do México.

4. SOU UM SOBREVIVENTE
Se todos os 48,3 milhões de pessoas que ainda estão vivas 5 anos após receberem o diagnóstico de câncer dessem as mãos e formassem uma corrente humana, eles dariam uma volta completa no planeta, e ainda poderiam começar outra.

5. DINHEIRO E SIGNIFICADO
Se 11 bilhões de dólares - aproximadamente a receita anual da Netflix - fossem investidos na prevenção do câncer em países de baixa e média renda, seria possível economizar até 100 bilhões de dólares em tratamentos relacionados ao câncer.

6. 1.160.000.000.000
O custo econômico total anual do câncer é estimado em 1,6 trilhão de dólares. Isso equivale a aproximadamente o PIB total da Irlanda, Noruega e Cingapura juntos.

7. UMA VACINA VALIOSA
A vacinação contra o vírus do papiloma humano para meninas em países desenvolvidos na última década ajudará a prevenir mais de 300.000 casos de câncer.

8. PEQUENAS MUDANÇAS GERAM GRANDES RESULTADOS
Locais de trabalho livres do tabagismo reduzem nossa exposição ao fumo passivo em 80-90%.

9. O LOCAL ONDE VOCÊ MORA NÃO DEVE DECIDIR SE VOCÊ VIVE
70% das mortes por câncer ocorrem em países de baixa e média renda. Além disso, 90% dos pacientes com câncer em países de baixa e média renda não têm acesso à radioterapia - um dos principais métodos de tratamento do câncer.

Saiba mais em worldcancerday.org/keyissues

Fontes: Ficha de informações sobre o câncer da OMS http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs297/en/

Relatório do status global da OMS sobre álcool e saúde 2014 http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/112736/1/9789240692763_eng.pdf

Knaul FM, Arreola-Ornelas H, Atun R, Mendez O, Guerrero R, Alsan M, Seinfeld J.: Investing in cancer care and control. Capítulo 3 em: Knaul FM, Gralow JR, Atun R, Bhadelia A. editors for the Global Task Force on Expanded Access to Cancer Care and Control in Developing Countries. Closing the Cancer Divide: An Equity Imperative. Cambridge, MA: Harvard Global Equity Initiative; 2012. Distribuído por Harvard University Press.

Bruni L, Diaz M, Barrionuevo-Rosas L, Herrero R, Bray F, Xavier Bosch F, de Sanjosé S, Castellsagué, X. Global estimates of human papillomavirus vaccination coverage by region and income level: a pooled analysis. Lancet Global Health Volume 4, July 2016.

IARC Handbooks of Cancer Prevention, Tobacco Control, Vol. 13: Evaluating the effectiveness of smoke-free policies (2009: Lyon, France) Disponível em https://www.iarc.fr/en/publications/pdfs-online/prev/handbook13/handbook13.pdf, acessado em 10/08/2018

Ferlay J, Soerjomataram I, Ervik M, Dikshit R, Eser S, Mathers C, Rebelo M, Parkin DM, Forman D, Bray, F. GLOBOCAN 2012 v1.0, Cancer Incidence and Mortality Worldwide: IARC CancerBase No. 11 [Internet]. Lyon, France: International Agency for Research on Cancer; 2013. Disponível em: http://globocan.iarc.fr, acessado em 24/01/2017.