Instituto Lado a Lado pela Vida é convidado para participar de audiência pública sobre o tratamento de pacientes com câncer de pele/melanoma no SUS

Instituto Lado a Lado pela Vida é convidado para participar de audiência pública sobre o tratamento de pacientes com câncer de pele/melanoma no SUS

Dep. Silvia Cristina (PDT/RO) envia requerimento à Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)

Publicado em 12.05.21


 

O câncer de pele/Melanoma é uma doença que mata, mas que, se diagnosticado precocemente, tem grandes chances de cura. O que ocorre, porém, é que 15% dos pacientes têm chegado aos sistemas de saúde com a doença na fase avançada, já espalhada para outros órgãos (metástase).  

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malígnos registrados no país, o melanoma representa 3% dos cânceres que atingem o órgão. É o tipo mais grave de neoplasia maligna devido à sua alta possibilidade de metástase.

Por apresentar grande risco para a população, a deputada Silvia Cristina (PDT/RO) apresentou um requerimento à Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da Câmara dos Deputados, propondo um debate sobre "Pacientes com câncer de pele/melanoma que são tratados no Sistema Único de Saúde". 

No texto, a parlamentar ressaltou a gravidade do problema e argumentou que a comissão deve dar atenção ao tema. Além disso, ela sugere que sejam convidados para o debate: 

 

  • Representantes do Ministério da Saúde 
  • Representantes do IVOC (Instituto Vencer o Câncer) 
  • Representantes do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer
  • Representantes do Instituto Oncoguia 
  • Representantes do Instituto Lado a Lado pela Vida  
  • Representantes do INCA (Instituto Nacional de Câncer) 

 

O requerimento estava em análise pela CSSF (Comissão de Seguridade Social e Família) e foi aprovado no dia 6 de maio. 

Para ler o documento, clique aqui.