Trabalho do Lado a Lado atinge 24 milhões de pessoas no 1º semestre de 2020

Trabalho do Lado a Lado atinge 24 milhões de pessoas no 1º semestre de 2020

Nos seis primeiros meses de 2020, o trabalho realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida impactou mais de 24 milhões de pessoas por meio das redes sociais. Única organização da sociedade civil brasileira a trabalhar com as duas principais causas de mortes no Brasil e no mundo: o câncer e as doenças cardiovasculares, o Instituto LAL é uma referência e tem muita credibilidade devido as suas campanhas de saúde primária, seu trabalho em Advocacy e apoio aos pacientes.

"Diante da pandemia, tivemos que nos reinventar assim como todo mundo. Multiplicamos o trabalho e reforçamos o compromisso de levar informação de qualidade e de confiança sobre os cuidados que os pacientes oncológicos e crônicos devem ter diante da pandemia para todos os cantos do país, inclusive para a população rural. É muito bom saber que nosso trabalho está impactando a vida de tantos brasileiros", destaca a presidente do Instituto LAL, Marlene Oliveira.

Com a saúde de todos em risco, uma avalanche de informações vindas de todos os lados, muita Fake News, crise política, a população sem informação adequada e pacientes em pânico com o cenário no mundo e no Brasil, o Instituto LAL achou formas de ajudar o maior número de pessoas com as seguintes ações:

  • Criação do Canal LAL, para atendimento à população pelo número 11 99445-8550, de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30, sendo que continuamos respondendo por e-mail também ( contato@ladoladopelavida.org.br ). Já foram mais de 4 mil atendimentos durante a pandemia.
  • Combate às notícias falsas: por meio do Canal LAL estamos ajudando a esclarecer verdades e mentiras sobre o novo coronavírus e a COVID-19.
 
  • Criação de uma página no portal do LAL com todas as informações relacionadas ao novo coronavírus / COVID-19, de forma organizada e objetiva. O FAQ criado também com essa temática ajuda a buscar informação de forma mais pontual. 
  • Para as redes sociais foi feita uma programação diária para abordar o novo coronavírus / COVID-19 para pacientes com câncer e doenças crônicas.
  • Agenda de Lives Semanais: semanalmente discutindo com especialistas como a saúde vai garantir que tudo funcione normalmente frente aos impactos da pandemia de Covid-19 e que os pacientes oncológicos ou com problemas cardiovasculares não sejam prejudicados.
  • Eventos presenciais movidos para o segundo semestre, tornando-os híbridos, ou seja, presencial e com transmissão online para todo o Brasil via plataforma digital. Serão cinco grandes eventos neste formato, para manter o foco, o debate e o engajamento necessários para as mudanças em saúde que os brasileiros precisam.

Data

Evento

Local e Formato

16 e 17/09

I Meeting Lado a Lado pela Vida

Modo presencial e Digital

Centro de Convenções Brasil 21 / Brasília - DF

16 e 17/10

I Encontro de Pacientes Lado a Lado pela Vida: Câncer, Doenças Cardiovasculares e Crônicas 

Modo presencial e Digital

Centro de Convenções Rebouças / São Paulo - SP

12 e 14/11

GU Review 2020 LACOG

Modo presencial e Digital

Hotel Intercontinental - São Paulo - SP

19 e 20/11

Global Forum Fronteiras da Saúde

Modo Digital

Sheraton São Paulo WTC Hotel / São Paulo - SP

24/11

VI Fórum de Políticas Públicas Ser Homem

Modo presencial e Digital

Organização Pan Americana de Saúde (OPAS-MS) - Brasília - DF

 
  • Campanhas Respire Agosto, Siga seu Coração, Novembro Azul e Mulher por Inteiro serão realizadas 100% online, investindo em ferramentas mais integradas, muita criatividade, bons temas e convidados para ampliar o engajamento e alcance das informações.
     
  • Criação de um canal de PODCAST para trazer a riqueza das discussões para o público que consome podcasts/áudios e dessa forma ampliando nossos canais e alcance.
     
  • Para abranger e aprofundar os grandes temas de impacto na saúde e na vida das pessoas, foi criado o WEBINAR LAL com um encontro já realizado e seis marcados.

Data

Tema

Destaques

2/07

O Papel da Pesquisa Clínica no Cenário das Doenças Crônicas e da COVID-19

  • A relevância da Pesquisa Clínica para a saúde no Brasil
  • Status da legislação
  • O que é necessário fazer para que a Pesquisa Clínica deslanche no Brasil?  

4/08

Câncer de Pênis no Brasil

  • Cerca de 1.600 amputações /ano
  • Status de uma linha de cuidados para a saúde do homem
  • O que é necessário fazer para erradicar o câncer de pênis no Brasil?  

27/08

Global Forum Fronteiras da Saúde - Inovação em Saúde

  • O que é inovação em saúde e qual a sua relevância
  • Status da inovação em saúde no sistema público e privado
  • Como podemos caminhar para que a inovação em saúde seja de fato efetiva?   

1/10

Medicina Personalizada/Precisão - um olhar para os cânceres de pulmão e melanoma  

  • A relevância da medicina de precisão hoje para a saúde dos brasileiros
  • Status desta discussão no legislativo
  • Como atuar para que esta discussão se aprofunde no entendimento de que cada câncer é único e o seu tratamento também precisa ser?

29/10

Os tumores femininos no Brasil: estamos avançando em melhorar este cenário?

Mama / Ovário / Útero / Endométrio 

  • Porque o Brasil ainda apresenta números tão preocupantes quando olhamos os tumores femininos?
  • Status das políticas públicas
  • O que precisa ser feito para que os índices de mortes por tumores femininos diminuam? O que fazer para erradicar o câncer de colo de útero, um tipo de tumor prevenível?   

3/12

O legado da COVID-19 para a saúde no Brasil: a colaboração e engajamentos pela saúde continuarão em 2021 e nos próximos anos?

  • Será que finalmente, o status da saúde no Brasil mudou para prioritária?
  • Status das principais mudanças
  • Como cada setor poderá contribuir para manter a saúde dos brasileiros em alta? 
 
  • Cuidados com a saúde para a população rural: Com a pandemia espalhando-se por todas as regiões do Brasil, foi realizado um trabalho para levar informação sobre o novo coronavírus / COVID-19 para os trabalhadores e produtores rurais. O trabalho contou com a participação do SENAR, parceiro estratégico do Instituto Lado a Lado pela Vida há quase sete anos. Foram produzidos e veiculados vídeos, podcasts, cartaz e cartilha com conteúdo mais detalhado e ilustrado, que foram distribuídos via SENAR em todo Brasil, nas grandes e pequenas propriedades rurais.
  • Campanha Câncer de Rim: O Instituto Lado a Lado pela Vida também apoiou a Campanha de Câncer de Rim que tem o seu Dia Mundial de Conscientização no dia 18 de junho. A iniciativa da campanha é do IKCC e o mote escolhido para este ano foi a atividade física. Além de compartilharmos todas as peças da campanha, realizamos também uma LIVE no dia 18 de junho que abordou a doença, tratamentos, a jornada do paciente e a importância das atividades físicas.    
  • Lançamento da Coluna "Saúde pelo Mundo": Para trazer um olhar diferente sobre as principais questões que têm abalado o mundo, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou a Coluna "Saúde pelo Mundo". O objetivo é trazer mensalmente, por meio de artigos assinados por colunistas que residem e trabalham fora do Brasil, em diferentes áreas, uma visão diferenciada sobre questões que estão impactando a vida das pessoas como por exemplo, a grave pandemia do novo coronavírus e como o mundo tem lidado com a imensa produção diária de informações. O jornalista brasileiro Paulo Leite que mora nos Estados Unidos falou em seu artigo de estreia sobre a infodemia e a jornalista vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé, Cristiane Murray também já fez a sua estreia abordando o tema "Coronavírus: uma guinada para a Humanidade?". O terceiro colaborador é o jornalista inglês Richard House que em seu primeiro artigo falou dos seus dois confinamentos Londres e São Paulo. 
  • Advocacy LAL: Neste período conturbado, o Instituto Lado a Lado pela Vida continua atuando fortemente em Advocacy, sempre se dedicando aos temas que têm fundamental importância para os pacientes.

Foi com este propósito que a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida aceitou o convite para participar da Reunião Técnica da Comissão Externa contra o Coronavírus, no dia 21 de maio, das 14h às 17h. O tema "Doença oncológica, renal e outras doenças crônicas na pandemia" foi amplamente discutido e o Instituto Lado a Lado pela Vida fez um alerta pelo número de pacientes que estão deixando de fazer os seus tratamentos em função do medo da contaminação pela COVID-19. A reunião que envolveu vários representantes da área da saúde, incluindo o Ministério da Saúde, foi importante para que entidades como o Instituto Lado a Lado pela Vida pudessem levar as necessidades dos pacientes aos gestores de saúde que precisam ficar em alerta máximo para um cenário nada positivo no pós-pandemia.

Outros dois temas também ocuparam a agenda do Instituto Lado a Lado por se tratar de necessidades prementes para os pacientes em tratamento: A Quimio Oral e a Pesquisa Clínica:

O PL 10722/2018 de autoria da Deputada Federal Carmem Zanotto foi apensado neste mês de junho ao PL 6330/2019, de autoria do Senador Reguffe. O movimento do Instituto Lado a Lado pela Vida é pela aprovação deste PL para que seja possível seguir o trâmite normal por tratarem, os dois, de uma mesma pauta que diz respeito à ampliação do acesso aos tratamentos antineoplásicos domiciliares de uso oral pelos usuários de planos de assistência à saúde.

Outro PL de suma importância é o de número 7082/17 que moderniza a Pesquisa Clínica e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos. Estamos acompanhando a evolução e tramitação, que dispõe sobre a "Pesquisa Clínica com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos", de autoria à época da Senadora Ana Amélia Lemos, o mesmo encontra-se hoje aguardando Parecer do Relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Em ambos os casos, o Instituto Lado a Lado pela Vida está promovendo uma mobilização junto aos parlamentares na Câmara e no Senado Federal, incluindo uma estratégia especial para sensibilizar o presidente da Câmara, o senhor Rodrigo Maia, pois ele poderá interceder para agilizar o processo e abrir caminho para que estes dois PLs possam continuar sua tramitação, o que sem dúvida, beneficiará milhões de pacientes em tratamento.

Sem dúvida nenhuma, a maior preocupação do Instituto Lado a Lado pela Vida por conta do cenário atual, foi com os pacientes em tratamento e também com aqueles que estão com sintomas de doenças e, por conta do medo de ir a hospitais, clínicas e postos de saúde, deixam de buscar atendimento médico.

Por isso, ampliamos nossos canais e ações de comunicação para não só levar orientação adequada e de qualidade, mas também, ouvir as dúvidas, angústias e necessidades dos pacientes neste período tão difícil para todos. Estamos multiplicando informação e ajudando a melhorar a saúde e a vida de milhares de pacientes.