compartilhar

< Voltar

Dia do Cuidador Voluntário

26 de agosto é o Dia do Cuidador Voluntário. A data foi escolhida porque é a mesma em que nasceu Madre Teresa de Calcutá, conhecida como “cuidadora pioneira daqueles mais fragilizados”.

O estudo Cuidadores do Brasil, realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Veja Saúde, apresenta as condições em que estes profissionais se encontram no país atualmente após entrevista com 2500 cuidadores. O grupo se divide em duas categorias: cuidadores profissionais e cuidadores familiares. A pesquisa mostra que 80% dos cuidadores se encaixam principalmente na segunda.

Em muitas situações, as pessoas que se encontram na condição de cuidador voluntário deixam de fazer suas tarefas pessoais e passam a exercer essa função afetados por circunstâncias externas – como falta de recursos para contratar um cuidador profissional se alguém da família adoece.

Ser cuidador é uma grande responsabilidade, mas tem pouco respaldo profissional. De acordo com os dados, 78% dos cuidadores familiares não têm curso, nem são da área da saúde. A jornada de trabalho é diária para oito em cada dez familiares e muitos deles não têm com quem revezar.

O número de cuidadores familiares tende só a aumentar. Dessa forma, se fazem necessárias políticas públicas adequadas para esse profissional que muitas vezes é mau tratado.

Dia do Cuidador Voluntário: Live Especial

Em razão do Dia do Cuidador Voluntário, o Instituto Lado a Lado pela Vida promove uma live com convidados especiais.

A transmissão vai acontecer na terça-feira, dia 30 de agosto, a partir das 18h. A jornalista Guta Nascimento vai moderar o debate, que vai contar com a participação de Fabio Campos Leonel, coordenador do AMAC, e Lilian Schafirovits Morillo, coordenadora do Ambulatório de Comprometimento Cognitivo Avançado do SGHC/FMUSP e do Grupo de Cuidadores de Idosos do SGHC/FMUSP.

Não perca essa conversa fundamental. A live vai ser transmitida pelo nosso canal de YouTube, assim como no Facebook, Twitter e Linkedin.

Já a pesquisa Cuidadores do Brasil completa pode ser acessada aqui.

Ler mais sobre esse tema: