compartilhar

< Voltar

Distimia

Saúde Emocional

O que é?

Distimia é um tipo de depressão crônica. Diferente da depressão que pode se instalar de repente no indivíduo, a distimia caracteriza-se por um mau humor constante e são pessoas de difícil relacionamento. Tem uma baixo autoestima e elevado senso de autocrítica. Estão sempre irritados, reclamam de tudo e possuem um lado negativo em relação a vida.

Sintomas

A irritabilidade é o sintoma mais presente nesse tipo de transtorno. No entanto é muito comum, também, o aparecimento de: mau humor, baixa autoestima, desânimo, tristeza, predominância de pensamentos negativos, alterações do apetite e do sono, falta de energia, isolamento social e tendência para o uso de drogas ilícitas.

Diagnóstico

A distimia pode aparecer ainda na infância ou na adolescência. Apesar do diagnóstico ser feito por meio de consulta com um especialista, o transtorno caracteriza-se por longos períodos de depressão grave. Quando voltam ao estado “normal” apresentam-se sempre abaixo do nível normal de humor.

Muitos pacientes não se dão conta do problema, achando que são somente mau humorados. Por isso não pedem e nem procuram ajuda. É fundamental diagnosticar o problema precocemente para que o tratamento seja eficaz e
evite que o transtorno cause o suicídio dos pacientes.

Tratamento

Assim como todo tratamento para transtornos psíquicos, a distimia deve ser acompanhada por terapia e antidepressivos. Embora os fármacos possam devolver a qualidade de vida ao paciente, ele precisa aprender a reagir e saber lidar com suas vulnerabilidades. Os dois são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Importante

Uma pessoa mau humorada, irritada, pessimista e de comportamento antissocial pode ter distimia. Tente convencê-lo a procurar um especialista. Há tratamento. Nunca subestime os sintomas da distimia. Muitas pessoas recorrem a drogas ilícitas para aliviar a dor e cerca de 15% a 20% dos casos terminam em suicídio.

Fonte de consulta
Site do Dr. Drauzio Varela