compartilhar

< Voltar

Obesidade

O que é?

A obesidade é uma doença crônica que surge a partir do acúmulo excessivo de gordura corporal. Seis em cada dez brasileiros, ou seja, 96 milhões de pessoas, apresentam excesso de peso, seja em quadro de obesidade ou pré-obesidade, segundo o IBGE (Instituto Braisleiro de Geografia e Estatística).

Sintomas

Além dos sintomas aparentes, como o acúmulo de gordura que deixa as roupas apertadas e faz os números subirem na balança, a obesidade pode prejudicar a qualidade do sono, causando apneia, além de dificultar a locomoção e, nas mulheres, provocar distúrbios menstruais.

Diagnóstico

O diagnóstico da obesidade é realizado a partir do cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), que leva em consideração a relação entre o peso e a altura do paciente. Se o IMC for maior que 30, a pessoa é considerada obesa. Há ainda outras possibilidades de diagnósticos, como a medida da circunferência.

Índices menores de 30 no IMC não indicam obesidade, mas podem estar relacionados a outras doenças, como pressão alta e até a queda da expectativa de vida. Veja abaixo:

  • ​​Abaixo do peso: abaixo de 18,5;
  • Peso normal: 8,5 a 24,9;
  • Sobrepeso: 25 a 29,9;
  • Obesidade de grau I: 30 a 34,9;
  • Obesidade de grau II: 35 a 39,9;
  • Obesidade de grau III: acima de 40.

Prevenção

A obesidade deve ser prevenida desde a infância. Quanto mais cedo a criança se acostumar a ter hábitos alimentares saudáveis e a praticar exercícios físicos com regularidade, mais fácil será para ela manter seu peso adequado na vida adulta.

Em suma, para se prevenir da obesidade, é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Se houver consumo calórico abundante e falta de gasto, haverá acúmulo de gordura.

Há, porém, fatores psicológicos e genéticos que contribuem. Não raro, algumas pessoas têm predisposições genéticas a ter obesidade, com metabolismo mais lento, o que facilita o acúmulo de gorduras e dificulta a perda de peso.

Fonte consultada

Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Sídnrome Metabólica – https://abeso.org.br

Pesquisa realizada em 2/7/2021