compartilhar

< Voltar

Por que devo começar o tratamento o quanto antes?

Cards - Conexão Cardio

Consideram-se iniciados ao tratamento todos os pacientes que mantêm a conduta em termos de tomar os medicamentos, seguir dietas e fazer as necessárias mudanças de estilo de vida que coincidem com a orientação médica.

O papel do médico é fundamental, pois é ele quem estabelece o esquema terapêutico e o ajusta buscando a melhor aderência possível. Quanto melhor a relação de confiança do médico com o paciente, maiores são as chances da manutenção do seu tratamento.

Para os especialistas em cardiologia, o que leva os pacientes a abandonarem o tratamento é a falta de compreensão da importância dos remédios e do programa de reabilitação.

É por isso que cerca de 50% das pessoas internadas no país voltam a ser hospitalizadas em até seis meses após a alta, de acordo com pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, em 2014.

Outros fatores que também contribuem para aumentar a adesão dos pacientes é a formação de uma equipe de saúde multiprofissional, pois, com isso, reforça-se as mesmas informações de maneiras diferentes, bem como abordar suas expectativas em relação ao tratamento, prestando os devidos esclarecimentos sobre os benefícios e possíveis efeitos colaterais.