compartilhar

< Voltar

Saiba quais são os fatores de risco e as doenças crônicas que podem resultar em uma doença cardiovascular

Doenças crônicas

Saiba o que é

Doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são aquelas que se desenvolvem ao longo da vida, muitas vezes de forma lenta, silenciosa e sem apresentar sintomas, mas que comprometem muito a qualidade de vida e oferecem grave risco ao indivíduo.

Entre as principais DCNT estão: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas (bronquite, asma, rinite), hipertensão, câncer, diabetes e doenças metabólicas (obesidade, diabetes, dislipidemia).

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as DCNT são responsáveis por 63% das mortes no mundo. No Brasil, são a causa de 74% dos óbitos.

Apesar desta realidade, a maioria das doenças crônicas pode ser prevenida ou controlada, após diagnóstico correto e tratamento adequado, possibilitando ao indivíduo ter melhor qualidade de vida. Para isso é preciso, em primeiro lugar, conhecer a doença e, em segundo, tratá-la de forma correta, completa e contínua.

No início do século passado, às doenças infecciosas eram as que mais levavam ao óbito (cerca de 50%) enquanto que hoje, com as melhorias de condições sócio-econômico-culturais, a mortalidade está associada às doenças crônicas não transmissíveis.

Fatores de risco

Saiba o que é