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Sedentarismo

Doenças Crônicas

O que é?

O sedentarismo é marcado pela falta de atividades físicas, que faz com que a pessoa tenha um gasto calórico reduzido. Considera-se sedentária a pessoa que gasta menos de 2.200 calorias por semana.

Dados rápidos

  • Os brasileiros em idade adulta pouco ativos para as atividades físicas representam 40,3%*.
  • O sedentarismo causa 13,2% das mortes no país**.

* Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

** Pesquisa publicada pela revista médica Lancet

Consequências do sedentarismo

É fator de risco de diversas doenças. Algumas das consequências da falta de atividades físicas são:

  • Obesidade
  • Aumento do colesterol
  • Atrofia muscular
  • Aumento da pressão arterial
  • Problemas articulares
  • Problemas cardiovasculares (Infarto ou AVC)
  • Diabetes tipo 2
  • Distúrbios do sono

Efeitos na infância

  • Risco de desenvolver pressão alta
  • Diminuição dos hormônios de crescimento
  • Problemas respiratórios

Benefícios da atividade física

A atividade física não está ligada apenas à prática de um esporte. Atividades cotidianas como limpar a casa, passear com o cachorro ou caminhar para o trabalho também são formas de sair do sedentarismo.

No Brasil, o número de pessoas que praticam exercícios físicos como atividade de lazer aumentou significativamente entre 2013 e 2019, representando um terço da população adulta acima de 18 anos.

Conforme informações da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 divulgada pelo IBGE, 30,1% dos brasileiros já praticam atividades físicas como forma de lazer.

Os benefícios destes e outros exercícios são inúmeros:

  • Melhora a circulação
  • Menor risco de doenças do coração
  • Reduz e controla o diabetes
  • Ajuda a controlar o peso
  • Reduz o risco de pressão alta
  • Mantém ossos, articulações e músculos saudáveis
  • Promove bem-estar físico e mental

Tempo mínimo de atividade física

Os parâmetros atuais das organizações de saúde e governamentais recomendam 150 minutos de exercícios moderados por semana para manter a saúde e o condicionamento físico.

Dica

A prática de atividade física pode começar de forma moderada, com uma caminhada de meia hora por dia, trocando o elevador e as escadas rolantes por escadas, por exemplo. Pessoas com menos de 30 anos sem doenças cardíacas, ortopédicas e respiratórias ou sem fatores de risco (obesidade, tabagismo, hipertensão, diabetes, histórico familiar para doenças cardiovasculares) podem começar a praticar atividade física leve sem acompanhamento profissional. Acima dos 30 anos ou com algum desses fatores deve-se passar por uma avaliação médica.

Fontes de consulta

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE)

– https://www.ibge.gov.br

Atualizado em 11/2020
Pesquisado em 02/03/2021