compartilhar

< Voltar

Somatização

Saúde Emocional

O que é?

Algumas pessoas, ao passar por situações estressantes, somatizam essas preocupações no corpo, o que pode ocasionar alguns sintomas como dor de cabeça, dores no corpo, alergias, entre outros problemas de saúde. Isso acontece porque nossa mente e corpo estão desregulados e isso impacta em sintomas físicos.

As experiências que desenvolvemos ao longo da vida geram grandes marcas e podem ser determinantes para o desenrolar da saúde no futuro. A intensidade dessas doenças dependerá do ambiente em que a pessoa vive, por isso algumas são mais suscetíveis do que outras para determinadas doenças.

A somatização, geralmente, vem para “camuflar” algum problema que a pessoa não trouxe conscientemente para a sua vida ou, em alguns casos, é uma situação que a aflige, mas não sabe como resolver. Por isso o autoconhecimento é importante para identificar a origem do desconforto e resolver o problema o quanto antes.

Sintomas

Muitos sintomas, por serem comuns, muitas vezes são deixados de lado e ignorados pelo paciente. No entanto, dependendo do que a pessoa sinta, com o passar do tempo, pode se tornar crônico. Os sintomas mais comuns são:

  • Dor de cabeça: quando a dor surge de forma inesperada e sem motivo aparente, isso é sinal de que algo não está indo bem na vida daquela pessoa. Ao invés de somente tomar um remédio para aliviar esse desconforto, o melhor a se fazer é procurar um especialista;
  • Resfriados constantes: a imunidade baixa causa um desequilíbrio psicobiológico. Com isso pequenos organismos podem se aproveitar dessa brecha e se propagarem pelo corpo;
  • Dores Físicas: a força que exercemos internamente para evitar pensamentos desagradáveis e reviver situações tristes acaba sendo extrapolada para fora, em sintomas físicos. Por isso que muitas pessoas adquirem dores nos ombros, devido a tensão, ou até dor de estômago.

Tratamento

Não existe um caminho a seguir para evitar de adoecer em função das experiências vividas. Porém, ter autoconhecimento e saber respeitar os seus limites já é um excelente passo para evitar desagrados.

A psicoterapia ajuda a lidar com as situações do dia a dia e, também, a compreender melhor os sentimentos. Dessa forma, é possível evitar surpresas e emoções negativas. Da mesma forma, a meditação é uma maneira simples de olhar para o interior. Parar por alguns minutos e “enxergar” o que se passa dentro da mente é fundamental para encontrar soluções e se acalmar diante dos desafios da vida.

Importante

A somatização nada mais é do que a confirmação de que mente e corpo estão interligados. Tudo o que pensamos se manifesta no corpo. Cabe ressaltar que o ambiente em que vivemos e as pessoas com que convivemos interferem muito em nossas percepções. Por isso é importante prestar atenção nos gatilhos que transformam as nossas emoções, pensamentos e reações.

Fonte de consulta
Site Psicanálise Clínica – Somatização
Site Psicologia Viva