Doença Arterial Periférica
O que é?
Ar artérias são responsáveis por levar o sangue rico em oxigênio e nutrientes do coração para o resto do corpo. Quando o bloqueio destas artérias impede que o sangue chegue até os membros inferiores, ocorre a chamada doença arterial periférica (DAP).
O estreitamento e endurecimento das artérias que levam sangue para os membros inferiores – pernas e pés – pode provocar diversas complicações, como isquemia crítica, ataque cardíaco e AVC.
Sintomas
Dores nas pernas ao caminhar é o sintoma mais comum da doença. A localização da dor depende de qual artéria está obstruída ou estreitada; normalmente se concentra na panturrilha. Outros sintomas comuns são:
- Claudicação intermitente (sensação de cãibra)
- Pés frios
- Dormência e fraqueza nas pernas
- Mudança na cor das pernas
- Dor noturna
- Sem pulsação nos membros inferiores
- Crescimento mais lento das unhas
- Disfunção erétil nos homens
Fatores de Risco
A principal causa da doença arterial periférica é a aterosclerose – obstrução das artérias por placas de gordura. Os fatores que costumam aumentar o risco de desenvolvimento da doença são: colesterol alto, diabetes, hipertensão, tabagismo, idade avançada, histórico familiar e altas taxas de homocisteína, componente da proteína que ajuda a construir um tecido.
Prevenção
Para evitar o surgimento da doença, são recomendadas mudanças no estilo de vida, que incluem: parar de fumar, exercitar-se regularmente, manter um peso saudável, evitar gordura saturada, manter os níveis de colesterol e glicemia normais e controlar a pressão arterial.
Tratamento
O tratamento da doença arterial periférica é feito com o objetivo de amenizar os sintomas e evitar a progressão da aterosclerose, reduzindo o risco de complicações como isquemia crítica, ataque cardíaco e AVC. Inclui mudanças de hábitos – controle do peso e pressão arterial, exercícios regulares, alimentação saudável -, além de medicamentos.
Casos mais graves, com dores intensas, podem exigir uma angioplastia para desobstruir a artéria e restabelecer o fluxo sanguíneo.