compartilhar

< Voltar

Fórum Brasil Imune debate o que é possível fazer para reverter queda nas coberturas vacinais

10 de junho de 2022

O Fórum Brasil Imune teve seu segundo e último dia nesta quinta-feira, dia 9, como parte da agenda da Semana da Imunização, promovida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Os dois dias de evento trouxeram, no total, 14 especialistas renomados de diversas áreas da imunização que contribuíram com suas perspectivas para o debate sobre os desafios e a importância da vacinação.

Essa é a segunda edição do Fórum Brasil Imune (a primeira, ocorrida no ano passado, pode ser conferida aqui), e o painel foi moderado pela presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, e a jornalista Andressa Simonini.

Marlene Oliveira e Andressa Simonini no segundo dia do Fórum Brasil Imune

Sete convidados participaram do terceiro painel do evento, que girou em torno do tema: “A vacinação é uma grande conquista da saúde pública e de todos os brasileiros. O que é possível fazer para reverter a gradual e assustadora queda nas coberturas vacinais do país?”. Foram eles: Marun David Cury, pediatra-diretor da Associação Paulista de Medicina; Ana Paula Burian, coordenadora do CRIE Vitória-ES; Ana Catarina de Melo, superintendente de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis da SES-PE; Maísa Kairalla, presidente da Comissão de Imunização da SBGG; Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta; Rodrigo Lins, presidente da SBI/RJ, e Regiane A. Cardoso de Paula, epidemiologista e coordenadora de Saúde na CCD/SES-SP.

O painel abriu com um vídeo especial produzido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida para celebrar o Dia Nacional da Imunização, que também acontece no dia 9 de junho.

Em seguida, os convidados tiveram a oportunidade de falar um por um sobre a luta pelo acesso à vacinação. Confira trechos de destaque:

– “A escola é o melhor local para a criança aprender as coisas corretamente. E a criança modifica a postura do adulto” – Marun David Cury, sobre vacinação nas escolas.

– “Temos um serviço de excelência, invejado pelos outros países. Mesmo assim, muitos gestores dos governos estaduais e municipais nem sabem o que é o CRIE” – Ana Paula Burian, sobre imunização de pacientes de grupos especiais nos CRIEs.

– “A população procura nosso serviço quando alguém morreu. Não há aquela busca que havia antigamente” – Ana Catarina de Melo, sobre a baixa cobertura vacinal.

– “É preocupante tentar entender porque mesmo com todos os acontecimentos a população não busca se vacinar” – Maísa Kairalla, sobre falta da imunização da população idosa.

– “Os danos de uma família não vacinar seus filhos têm que ser recomunicados todos os dias” – Patrícia Blanco, sobre pais se comunicarem com os filhos sobre vacinação.

– “É muito importante que a gestante seja acompanhada por seu obstetra e tenha uma escuta muito calma para entender a necessidade da vacinação” – Regiane A. Cardoso de Paula, sobre vacinação na gravidez.

– “A sensação vendo as taxas de baixa cobertura vacinal é de que estamos andando em um campo minado” – Rodrigo Lins, sobre como retrocesso na vacinação impacta diagnóstico e tratamento.

A transmissão do segundo dia você pode conferir na íntegra logo abaixo.

O Fórum Brasil Imune de 2022 chegou ao fim, mas a Semana da Imunização continua até esta sexta-feira, dia 10, com quatro videoaulas publicadas e um Guia de Imunização disponível para download. Siga acompanhando o site e as redes sociais do Instituto Lado a Lado pela Vida para ficar por dentro de eventos como este.

Ler mais sobre esse tema: