compartilhar

< Voltar

Insuficiência Cardíaca: Sinais de alerta

A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração tem incapacidade de bombear sangue de maneira eficaz ou de receber o sangue que vem das nossas veias.

O sistema cardiovascular é responsável pelo transporte de sangue, oxigênio e nutrientes para todo o corpo humano. O nosso coração é o responsável por bombear sangue para o corpo no processo de circulação – quando há alguma alteração neste desempenho, isso é chamado de insuficiência cardíaca.

Insuficiência cardíaca: Sinais de alerta

Para que o diagnóstico precoce aconteça, é preciso prestar atenção nos sinais de alerta. O cansaço excessivo após atividades diárias que antes eram rotineiras, como andar a pé, pode ser um sinal da insuficiência, por exemplo.

Além disso, outros sintomas incluem: acordar sufocado no meio da noite, tosse excessiva, sensação de falta de ar, inchaço nas pernas e pés, inchaço abdominal.

Estes são sintomas que podem ser considerados gerais. Por isso, é muito importante consultar um médico se sinais como esses começarem a aparecer.

Insuficiência cardíaca: Fatores de risco

Pessoas que já sofreram infarto ou sofrem de miocardite têm risco de desenvolver a doença. Quem tem a doença de Chagas, ainda muito frequente no Brasil, também deve ficar atento.

Ficar vigilante é fundamental. O diagnóstico precoce, que ocorre quando os primeiros sintomas começam a surgir, leva ao tratamento efetivo que pode rever a situação.

A Dra. Ariane Macedo, cardiologista e membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, deu uma entrevista esclarecedora sobre o assunto à Jovem Pan de Fortaleza.

Ouça a entrevista completa abaixo:

Ler mais sobre esse tema: