compartilhar

< Voltar

LAL comemora o Dia do Homem com série de orientações sobre saúde física e mental

No período de 15 a 31 de julho, a página da campanha Novembro Azul, no Instagram, publicou postagens com condições e doenças que mais afetam a população masculina

Celebrado no Brasil desde 1992, o Dia do Homem foi instituído no país em 15 de julho com o objetivo de incentivar a população masculina sobre cuidados com a saúde e o bem-estar, e conscientizar sobre seu papel na sociedade. Para comemorar a data, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) publicou uma série especial na página da campanha Novembro Azul, no Instagram.

As postagens, feitas no período de 15 a 31 de julho, abordaram a saúde física e mental, orientando sobre a prevenção, diagnóstico precoce e opções de tratamento para as doenças que mais afetam pessoas do sexo masculino. Os temas dos posts incluíram obesidade, câncer de próstata e de pênis, saúde mental, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e ejaculação precoce.

Os brasileiros têm, em média, uma expectativa de vida sete anos menor do que as mulheres, e a falta de cuidados com a própria saúde é um dos fatores que mais pesam nesse índice. Essas e outras informações foram elencadas em um vídeo sobre o Dia do Homem, produzido pelo LAL e que está disponível no Youtube e Instagram.

Também por conta do Dia do Homem, o LAL divulgou uma Carta Aberta pleiteando uma atuação conjunta, envolvendo o setor público, entidades privadas, imprensa e a sociedade civil organizada em prol da saúde do homem. Sabe-se que os homens apresentam mais resistência que as mulheres quanto aos cuidados preventivos, e registram menor adesão a tratamentos crônicos ou de longa duração. Como resultado, ficam mais vulneráveis ao adoecimento e complicações que poderiam ser evitadas.

A Carta Aberta do LAL finaliza com a proposta de que essas ações ocorram não só durante a campanha Novembro Azul, mas o ano inteiro, com o objetivo de reduzir a mortalidade e a incidências de diversas doenças que afetam única ou principalmente a população masculina.

Ler mais sobre esse tema:

Nossa Agenda

03 a 26 Nov

Saúde do Homem

Exposição 10 anos Novembro Azul no Senado Federal

Local: Senado Federal / Redes Sociais LAL

Horário: A Confirmar