compartilhar

< Voltar

LAL participa de evento online sobre doenças cardiovasculares

Webinar transmitido pelo Estadão teve como enfoque o controle do colesterol, novas políticas públicas e programas de prevenção

O Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) participou, na terça-feira (3), do evento online Diálogos Estadão Think, sobre o tema “Doenças Cardiovasculares: Precisamos Dizer Não ao Colesterol Alto”. O webinar reuniu diversos especialistas, incluindo a fundadora e presidente do LAL, Marlene Oliveira, para debater o controle do colesterol, políticas públicas e programas de prevenção.

Segundo a presidente do LAL, Marlene Oliveira, é essencial promover ações educativas de saúde com foco na prevenção das doenças cardiovasculares, para reduzir novos casos. “O que vimos hoje é que o paciente está chegando na alta/média complexidade, mas precisamos equilibrar essa balança. É preciso investir mais na atenção primária”, disse.

A presidente do LAL também destacou que o trabalho de promoção da saúde deve ser contínuo e considerar as diferentes realidades de todo o país, com linhas de cuidado ao paciente que percorram da porta de entrada, que é a atenção primária, aos atendimentos de média e alta complexidade.  

“A cada ano os dados e números não melhoram, e as doenças cardiovasculares continuam sendo a primeira causa de morte. Temos que ter programas para levar essa informação, trabalhar na base para melhorar esses indicadores; e tudo isso se faz com políticas públicas”, detalhou a presidente do instituto.

Para atingir este objetivo, Marlene falou da atuação conjunta entre poder público, especialistas, associações de pacientes e demais entes da sociedade civil. “Todos nós que estamos nessa cadeia temos que fazer parte das tomadas de decisão para melhorar esse sistema, e pressionar para que as políticas públicas sejam melhoradas ou implantadas”, frisou.

Durante o webinar transmitido ao vivo, o médico José Eduardo Fogolin Passos citou o LAL como exemplo de atuação na elaboração e implantação de políticas públicas de saúde voltadas aos pacientes cardiovasculares. “Para reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares são vários os fatores envolvidos. E o Instituto Lado a Lado tem esse papel fundamental, na construção de políticas e na adesão do usuário, que a gente deve utilizar”, afirmou.

Ler mais sobre esse tema:

Nossa Agenda

03 a 26 Nov

Saúde do Homem

Exposição 10 anos Novembro Azul no Senado Federal

Local: Senado Federal / Redes Sociais LAL

Horário: A Confirmar