compartilhar

< Voltar

Medicina Personalizada é tema de fórum do Instituto Lado a Lado

Redação LAL – A tecnologia revolucionou nossas vidas e a medicina não ficou de fora dessa revolução. Graças aos avanços tecnológicos, a pesquisa em busca de novos tratamentos para o câncer evoluíram e hoje a medicina personalizada (ou de precisão) é uma realidade. Mas, em alguns casos, um sonho distante. Por acreditar que ela é o caminho para transformar a prevenção, o diagnóstico e os tratamentos dos diferentes tipos de câncer no Sistema Único de Saúde e na saúde suplementar, o Instituto Lado a Lado pela Vida realiza o III Fórum A Nova Cara do Câncer – Medicina Personalizada, no dia 6 de agosto, na FioCruz, em Brasília. Para participar, basta se inscrever gratuitamente aqui 

Se antigamente havia um único tratamento para o câncer, hoje é possível que o médico adote uma abordagem personalizada e precisa, levando em conta características de cada paciente e a especificidade da doença. Isto é possível graças à medicina personalizada, capaz de identificar qual abordagem será mais efetiva para qual paciente – ou grupo de pacientes, considerando fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida.

Porém, até o momento, um abismo separa a adoção de tratamentos avançados para o câncer na rede de saúde pública e na privada no Brasil. Se de um lado, há aqueles que conseguem usufruir dos ganhos extraordinários em termos de qualidade e aumento da expectativa de vida, graças aos avanços da Medicina de Precisão, de outro, a maioria ainda é tratada seguindo os mesmos protocolos e as mesmas medicações – que não necessariamente terão os efeitos esperados em pacientes com perfis e características aparentemente similares.

Paralelamente, estatísticas indicam que as práticas clínicas tradicionais às vezes levam a resultados ruins e ao desperdício de recursos médicos. “Nos EUA, por exemplo, as perdas devido a tratamento desnecessário ou ineficaz chegam a US$ 75 bilhões por ano, ou a 30% dos gastos com saúde”, afirma Marlene Oliveira, presidente e fundadora do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL).

Para debater diversos aspectos do cenário mundial e brasileiro, o LAL realiza no dia 6 de agosto o III Fórum de Medicina Personalizada, em Brasília. O Fórum é aberto a profissionais de saúde, pacientes e público interessado no tema e tem como objetivo discutir as possibilidades que a Medicina Personalizada traz, não somente para os tratamentos oncológicos, como também, nas ações de prevenção e no diagnóstico precoce da doença. O evento tratará também dos desafios que precisam ser enfrentados para que ela seja uma realidade para o paciente oncológico do SUS. 

Programação do evento

O III Fórum de Medicina Personalizada contará com a participação de médicos conceituados, como Dr. Marcelo Cruz, oncologista e membro do comitê científico do LAL. Ele será o moderador do painel “A nova cara do câncer no Brasil e a Medicina Personalizada e de Precisão”, ao lado da ex-senadora e atual secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, e da deputada federal, Silvia Cristina.

Já o oncologista Dr. Igor Morbeck, também do comitê científico do LAL, estará à frente do painel  que abordará “Como a medicina personalizada e as novas tecnologias podem ajudar a expandir o olhar, seja na detecção precoce ou no tratamento?”. Entre os pontos abordados por ele, estão o papel da indústria da inovação no diagnóstico precoce e no tratamento de doenças e como o médico oncologista pode atuar frente a um cenário de vanguarda.

O terceiro painel será moderado pelo Dr. Rodrigo Guindalini, oncologista, e terá como tema central “O avanço da Medicina Personalizada e de Precisão não tem volta. Como construir uma linha de cuidados para o câncer levando em consideração os desafios que agora são globais?”.

III Fórum de Medicina Personalizada 
Local: Fiocruz – Brasília (DF) 
Endereço: Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Brasília
Data: 6 de agosto, das 8 às 17 horas
Inscrições aqui

Ler mais sobre esse tema:

Nossa Agenda

03 a 26 Nov

Saúde do Homem

Exposição 10 anos Novembro Azul no Senado Federal

Local: Senado Federal / Redes Sociais LAL

Horário: A Confirmar