compartilhar

< Voltar

Monkeypox: Ministério inicia vacinação

Nesta segunda-feira, 13 de março, o Ministério da Saúde iniciou a campanha de vacinação contra a monkeypox, nomeada anteriormente como “varíola dos macacos”. São duas doses, aplicadas com um intervalo de quatro semanas entre elas.

Para alcançar os grupos prioritários nesta primeira rodada, a pasta determinou a estratégia de pré e pós-exposição. Entenda:

Pré-exposição:

  • pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que vivem com HIV/AIDS com contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células no último semestre, homens cis, travestis e mulheres transexuais;
  • profissionais da área da saúde de 18 a 49 anos que trabalham em laboratório e têm contrato com o vírus.

Pós-exposição: 

  • pessoas que tiveram contato de forma direta com fluidos e secreções corporais de outras pessoas que tinham suspeita da doença ou foram confirmadas como contaminadas com exposição de alto ou médio risco

Vacinas salvam vidas, ajudam a erradicar doenças e impedem que patologias e infecções se desenvolvam de forma mais grave. A vacinação é um pacto de responsabilidade coletiva para que toda uma sociedade se beneficie do bem-estar que ela pode trazer não somente para o indivíduo, mas para a população no geral – principalmente para as pessoas que estão mais vulneráveis às doenças, como bebês e idosos.

Não deixe a desinformação fazer com que você arrisque a sua vida e a dos outros. Vacine-se.

Ler mais sobre esse tema: