compartilhar

< Voltar

Mucosite Oral e Alimentação

A mucosite é uma inflamação na mucosa oral, seguindo para ulcerações dolorosas que acomete a parte interna da boca, como bochecha, lábios, gengiva, céu da boca e língua, bem como o trato digestório que interfere no estado nutricional e na qualidade de vida dos pacientes, podendo até mesmo limitar ou interromper a terapia oncológica. É um efeito colateral comum de 40 a 80% nos pacientes durante o tratamento de quimioterapia e 80% nos pacientes em radioterapia, principalmente direcionada à região de cabeça e pescoço. A porcentagem torna-se ainda maior em terapias combinadas, quimioterapia e radioterapia concomitante, afetando 90% dos individuos.

Na mucosite ocorrem alterações que pode interferir na ingestão alimentar, na hidratação e na administração de medicamentos via oral. O consumo alimentar pode setar comprometido por isso, estratégias nutricionais e adaptação da consistência da dieta são importantes. Abaixo, seguem algumas dicas que ajudam na melhora da mucosite:

  • Fracionar alimentação em 6 a 8 refeições, com pequenas porções;
  • Modificar a consistência da dieta, de acordo com o grau de mucosite;
  •  Consumir alimentos mais macios e/ou pastosos;
  • Diminuir ou retirar o sal e condimentos das preparações;
  • Aumentar a densidade calórica e proteica das refeições;
  • Evitar alimentos duros, crocantes, irritantes e bebidas gaseificadas;
  • Utilizar alimentos à temperatura ambiente.

Leitura Recomendada:

Consenso Nacional de Nutrição Oncológica (INCA), 2015;

Rezende, A. et al. Cuidados nutricionais na quimioterapia e radioterapia. In: Barrere, APN, Pereira, A, Hamerschlak, N, Piovacari, SMF. Guia Nutricional em Oncologia. 1ª edição. Editora Atheneu. Rio de Janeiro: 2017.

Ler mais sobre esse tema:

Nossa Agenda

03 a 26 Nov

Saúde do Homem

Exposição 10 anos Novembro Azul no Senado Federal

Local: Senado Federal / Redes Sociais LAL

Horário: A Confirmar