compartilhar

< Voltar

Na Semana contra o Câncer, LAL lança campanha de incentivo à prevenção e diagnóstico precoce

Com o tema “Chegar Antes do Câncer – Entenda a importância”, ação aproveita a data mundial de combate ao câncer, 4 de fevereiro 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, instituído em 4 de fevereiro, incentiva o debate do tema com o intuito de reduzir não só os novos casos, por meio de medidas preventivas eficazes, mas também a mortalidade, já que o câncer é uma das maiores causas de óbito em todo o mundo. E o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), que atua contra o câncer e doenças cardiovasculares, traz a campanha “Chegar Antes do Câncer – Entenda a importância”, para conscientizar e mobilizar a sociedade em prol de uma vida sem o câncer.

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (International Agency for Research of Cancer – IARC), órgão vinculado à Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil registrou 592.212 casos novos de câncer no ano de 2020, com 259.949 óbitos. Os tumores mais frequentes entre homens e mulheres são o câncer de próstata, de mama, colorretal, pulmão e tireoide, nesta ordem. Juntos, os cinco representam mais de 300 mil casos, todos os anos.

O levantamento da IARC revela ainda que o brasileiro do sexo masculino possui um risco de 24,4% de desenvolver algum tipo de câncer antes dos 75 anos; para as brasileiras, as chances são de 19,2%. Dentre os fatores que impactam nesses índices, estão os cuidados preventivos, já que as mulheres são mais propensas a realizar exames de rastreamento e aderir aos hábitos saudáveis do que os homens. 

A OMS considera que 40% dos casos de câncer podem ser prevenidos evitando fatores de risco e 30% dos casos podem ser curados se houver detecção precoce e tratamento adequado. Com esse intuito, o LAL promove, ao longo de todo o ano, campanhas de orientação para incentivar os cuidados preventivos, o diagnóstico precoce e ampliação do acesso aos serviços e tratamentos médicos. 

Intensificando este trabalho, nos próximos dias o Instituto Lado a Lado pela Vida realizará a Semana Contra o Câncer, divulgando em diversos canais como é possível se antecipar ao câncer e reduzir ao máximo os riscos de desenvolver um tumor. As principais orientações referem-se ao combate ao tabagismo, maior fator de risco para o câncer e associado a 22% de mortes pela doença, segundo a OMS. Outra recomendação importante é em relação aos riscos do sedentarismo e sobrepeso, por isso a prática de atividades físicas é fortemente indicada para a prevenção do câncer e contribui até mesmo para um tratamento mais eficaz, inclusive após o diagnóstico de vários tipos de neoplasias.

Para evitar o câncer causado por infecções, como as que são provocadas pelo vírus HPV e hepatite, a maior forma de prevenção se dá por meio da vacinação. E o LAL incentiva e apoia as campanhas de imunização contra o HPV e hepatites virais, disponíveis inclusive na rede pública de saúde.

Com enfoque no diagnóstico precoce, o LAL incentiva o rastreamento para o câncer de próstata, especialmente nos homens com idade a partir dos 50 anos, de pele negra ou que tenham histórico familiar de câncer de próstata ou mama. Dentre as mulheres, para diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, as ações de rastreamento preconizam as mamografias anuais a partir dos 40 anos para o grupo de risco, ou a partir dos 50 anos para população em geral. E o exame citológico, Papanicolau, permite a detecção precoce do câncer de colo de útero e é realizado em mulheres a partir dos 25 anos. 

Essas são orientações importantes que antecipam o diagnóstico de câncer em pessoas que não apresentam sintomas da doença. No entanto, é necessário observar alterações e sinais que o corpo apresenta e podem passar despercebidos. Manchas, caroços indolores, tosse persistente, alterações na frequência de urinar ou prisão de ventre podem ser incômodos passageiros ou algo mais grave. Em caso de dúvidas, procure o serviço de saúde para uma avaliação médica.

Ler mais sobre esse tema:

Nossa Agenda

03 a 26 Nov

Saúde do Homem

Exposição 10 anos Novembro Azul no Senado Federal

Local: Senado Federal / Redes Sociais LAL

Horário: A Confirmar