compartilhar

< Voltar

Ação do Instituto Lado a Lado alerta sobre o câncer de pênis

O Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), criador do Novembro Azul, lançou em 2020 o projeto ‘Lave o Dito Cujo’ para conscientizar os homens brasileiros sobre o câncer de pênis e a importância de lavar diariamente o órgão genital. Segundo o Comitê Científico do LAL, por ano, 1600 homens precisam amputar total ou parcialmente o pênis por causa de câncer.

O projeto aconteceu em parceria com os criativos Leonardo Telles, Guilherme Serato, Marcelo Marui e Saulo Vinheiro. Durante todo o ano de 2020, foram publicadas ilustrações com sinônimos de pênis no perfil @laveoditocujo no Instagram.

Ilustradores de todo o Brasil puderam participar do projeto. Foram 366 ilustrações, uma por dia, para lembrar os homens de lavarem seus órgãos genitais diariamente, a melhor prevenção contra o câncer de pênis.

A limpeza correta da genitália diminui as chances de desenvolvimento da doença. Entre os fatores de risco, está a fimose, que impede a exposição da glande (cabeça do pênis) e o acúmulo de esmegma (secreção branca resultante da descamação celular) e a falta de informação. “No Brasil, o câncer de pênis representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. A falta de informação e a dificuldade em ter atendimento médico fazem com que os homens cheguem ao sistema com a doença em um estado avançado”, coloca a presidente do LAL, Marlene Oliveira, criadora da campanha Novembro Azul.

Apesar de rara nos países europeus e da América do Norte, esse tipo de tumor é uma condição frequente em muitos países africanos, sul americanos e asiáticos. Noventa por cento dos casos são oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso sugere que o câncer de pênis tende a afetar os mais pobres, não circuncidados e com hábitos precários de higiene.

Dicas

O urologista e membro do Comitê Científico do LAL, Dr. Aguinaldo Nardi, lista três dicas básicas e muito importantes que vão ajudar os homens a manterem a limpeza do pênis e a saúde.

1 – Puxe o prepúcio

Segundo Dr. Nardi, a limpeza envolve puxar o prepúcio até o aparecimento total da glande. “Passe água com espuma de sabão ou sabonete sobre a superfície da mucosa e/ou pele suavemente, até sair toda a camada de gordura acumulada”, explica o urologista. Segundo ele, a essa gordura, damos o nome de esmegma. Ela é uma secreção branca composta de células descamadas da pele e óleos produzidos por glândulas penianas, e precisa ser retirada completamente para que seja afastado o risco de proliferação de bactérias e fungos no local.

2 – Tome banho depois do ato sexual

Este é um ponto importante destacado pelo médico: a limpeza adequada do pênis depois do ato sexual, pois ela ajuda a remover resíduos de sêmen e excesso de lubrificante do preservativo. A higiene também serve para retirar o muco da lubrificação natural da mulher junto com resíduo de secreção espermática após a ejaculação, já que ambos são ricos em substâncias que servem como meio de cultura para bactérias e fungos.

3 – Use preservativo em qualquer relação sexual

O uso de preservativos em qualquer relação sexual é fundamental. Essa atitude previne contra o vírus HIV e as demais doenças sexualmente transmissíveis, como HPV, herpes genital, gonorreia, hepatite B e C e sobretudo sífilis, doenças que vem apresentando aumento no número de ocorrências no Brasil, acompanhando uma tendência mundial.

Ler mais sobre esse tema:

Nossa Agenda

03 a 26 Nov

Saúde do Homem

Exposição 10 anos Novembro Azul no Senado Federal

Local: Senado Federal / Redes Sociais LAL

Horário: A Confirmar