Ação do Instituto Lado a Lado alerta sobre o câncer de pênis
O Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), criador do Novembro Azul, lançou em 2020 o projeto ‘Lave o Dito Cujo’ para conscientizar os homens brasileiros sobre o câncer de pênis e a importância de lavar diariamente o órgão genital. Segundo o Comitê Científico do LAL, por ano, 1600 homens precisam amputar total ou parcialmente o pênis por causa de câncer.
O projeto aconteceu em parceria com os criativos Leonardo Telles, Guilherme Serato, Marcelo Marui e Saulo Vinheiro. Durante todo o ano de 2020, foram publicadas ilustrações com sinônimos de pênis no perfil @laveoditocujo no Instagram.
Ilustradores de todo o Brasil puderam participar do projeto. Foram 366 ilustrações, uma por dia, para lembrar os homens de lavarem seus órgãos genitais diariamente, a melhor prevenção contra o câncer de pênis.
A limpeza correta da genitália diminui as chances de desenvolvimento da doença. Entre os fatores de risco, está a fimose, que impede a exposição da glande (cabeça do pênis) e o acúmulo de esmegma (secreção branca resultante da descamação celular) e a falta de informação. “No Brasil, o câncer de pênis representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. A falta de informação e a dificuldade em ter atendimento médico fazem com que os homens cheguem ao sistema com a doença em um estado avançado”, coloca a presidente do LAL, Marlene Oliveira, criadora da campanha Novembro Azul.
Apesar de rara nos países europeus e da América do Norte, esse tipo de tumor é uma condição frequente em muitos países africanos, sul americanos e asiáticos. Noventa por cento dos casos são oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso sugere que o câncer de pênis tende a afetar os mais pobres, não circuncidados e com hábitos precários de higiene.
Dicas
O urologista e membro do Comitê Científico do LAL, Dr. Aguinaldo Nardi, lista três dicas básicas e muito importantes que vão ajudar os homens a manterem a limpeza do pênis e a saúde.
1 – Puxe o prepúcio
Segundo Dr. Nardi, a limpeza envolve puxar o prepúcio até o aparecimento total da glande. “Passe água com espuma de sabão ou sabonete sobre a superfície da mucosa e/ou pele suavemente, até sair toda a camada de gordura acumulada”, explica o urologista. Segundo ele, a essa gordura, damos o nome de esmegma. Ela é uma secreção branca composta de células descamadas da pele e óleos produzidos por glândulas penianas, e precisa ser retirada completamente para que seja afastado o risco de proliferação de bactérias e fungos no local.
2 – Tome banho depois do ato sexual
Este é um ponto importante destacado pelo médico: a limpeza adequada do pênis depois do ato sexual, pois ela ajuda a remover resíduos de sêmen e excesso de lubrificante do preservativo. A higiene também serve para retirar o muco da lubrificação natural da mulher junto com resíduo de secreção espermática após a ejaculação, já que ambos são ricos em substâncias que servem como meio de cultura para bactérias e fungos.
3 – Use preservativo em qualquer relação sexual
O uso de preservativos em qualquer relação sexual é fundamental. Essa atitude previne contra o vírus HIV e as demais doenças sexualmente transmissíveis, como HPV, herpes genital, gonorreia, hepatite B e C e sobretudo sífilis, doenças que vem apresentando aumento no número de ocorrências no Brasil, acompanhando uma tendência mundial.
Nossa Agenda
Saúde do Homem
Exposição 10 anos Novembro Azul no Senado Federal
Local: Senado Federal / Redes Sociais LAL
Horário: A Confirmar